Braskem doa 300 kg de polietileno ao Hospital Aristides Maltez para produção de próteses mamárias
Material será usado na confecção de próteses mamárias externas, que ajudam a resgatar a autoestima de mulheres que passaram por mastectomia
Gabriel Gonçalves/Divulgação
A empresa Braskem realizou a doação de 300 quilos de polietileno ao Hospital Aristides Maltez (HAM), referência no tratamento oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. O material será usado na confecção de próteses mamárias externas, que ajudam a resgatar a autoestima de mulheres que passaram por mastectomia e optaram por não realizar a cirurgia de reconstrução.
O gesto, feito em apoio à campanha Outubro Rosa, tem potencial para beneficiar cerca de 400 pacientes, fortalecendo a inclusão e o bem-estar de mulheres em tratamento contra o câncer de mama. A entrega simbólica ocorreu nesta quinta-feira (23), na sede da unidade hospitalar, em Salvador.
“A prótese me deu tudo. Ajudou no restabelecimento de minha autoestima e me fez sentir normal. Quem usa sabe que é uma oportunidade transformadora”, destacou Maria Teresinha Santos Magalhães, de 77 anos, voluntária do hospital e paciente curada há 27 anos.

Crédito: Gabriel Gonçalves/Divulgação
Projeto conta com voluntariado e produção artesanal
Maria Teresinha é um dos exemplos de solidariedade que movem o trabalho do Hospital Aristides Maltez. Desde que se recuperou da doença, ela se dedica, todas as quintas-feiras pela manhã, à oficina de confecção de próteses mamárias externas.
O processo é artesanal e segue um padrão que permite conforto e naturalidade às pacientes. “O hospital oferece a matéria-prima e a gente confecciona as próteses, com numerações que vão de 38 a 54”, explicou a voluntária. Segundo ela, o uso do polietileno trouxe avanços importantes na produção. “Antes da resina, utilizávamos sementes de painço misturadas com bolinhas de isopor, que era desconfortável e não podia molhar. Com o polietileno é muito mais confortável. E a gente pode ir para a praia e para a piscina, que não tem problema”, completou.
As peças são cuidadosamente desenvolvidas para reproduzir o formato natural das mamas, sendo inseridas discretamente no sutiã. A iniciativa garante autonomia e conforto para centenas de mulheres todos os anos.
Produção e atendimento
A produção das próteses no Hospital Aristides Maltez ocorre há mais de 20 anos, conforme a demanda do serviço de Fisioterapia da unidade, e é coordenada por Maria de Fátima Azevedo Pereira, responsável pelo grupo de voluntários. Ela explica que as peças atendem mulheres que, por escolha ou indicação médica, não realizam a cirurgia de reconstrução.
“Apesar de já existir a cirurgia de reconstrução da mama, temos muitas pacientes que não podem fazer a operação e outras que não querem se submeter a outra intervenção. São próteses muito bem feitas, que se encaixam perfeitamente no sutiã”, explicou Maria de Fátima.
O trabalho desenvolvido no hospital tem impacto direto na autoestima e qualidade de vida das mulheres atendidas. Em média, 400 unidades são produzidas por ano, com base no estoque e nas solicitações do serviço de fisioterapia.
Parceria com a Braskem e impacto social
A parceria com a Braskem reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o bem-estar social. De acordo com Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, a ação está alinhada à missão da companhia de oferecer soluções sustentáveis por meio da química e do plástico.
“Oferecer soluções sustentáveis por meio da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas é a missão da Braskem. Poder fazer parte de uma iniciativa tão bonita e tão necessária nos deixa muito orgulhosos”, afirmou Magnólia.
A doação de polietileno simboliza a aplicação prática da inovação da empresa, com foco na valorização da vida e na economia circular do plástico.
Bahia contabiliza mais de 2,8 mil internações por câncer de mama em 2025
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) contabilizou 2.842 internações por câncer de mama até setembro deste ano. Em 2024, foram 5.259 internações. A doença é o tipo mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele, e também o mais letal. Especialistas alertam que a detecção precoce pode aumentar em até 90% as chances de cura, reforçando a importância da conscientização promovida pelo Outubro Rosa.
Mais Lidas
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Saúde
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras por falta de registro
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Novo medicamento contra o Alzheimer: como age o Lecanemabe e quem pode usar
Últimas Notícias
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital