Braskem fortalece liderança feminina e amplia presença de mulheres na produção industrial
Empresa atinge 50% de mulheres na gestão em Camaçari com políticas de inclusão e desenvolvimento profissional

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indicam que, em 2023, 39,1% dos cargos de gestão no setor já eram ocupados por mulheres. Esse avanço é resultado de políticas internas das empresas que buscam promover maior equidade de gênero, como é o caso da Braskem, que, em 2024, atingiu o marco de 50% dos cargos de gerente de produção industrial no Polo Industrial de Camaçari ocupados por mulheres.
Segundo a empresa, esse resultado é fruto de iniciativas estruturadas para aumentar a diversidade e a inclusão no ambiente corporativo.
Mulheres conquistam espaço na liderança industrial
Uma das profissionais que se destacam nesse cenário é Lorena Medeiros Santana, engenheira eletricista e gerente de produção da IESE (Industrial, Energia e Serviços Essenciais) na Braskem. Desde 2006 na companhia, Lorena trilhou um caminho de crescimento profissional, iniciando como engenheira júnior na área de automação até chegar ao cargo de liderança, onde gerencia uma equipe de 120 colaboradores.
“A indústria ainda é um ambiente bem masculinizado, no entanto, há um fortalecimento importante da cultura de diversidade e igualdade. Antes, não havia incentivo para mulheres seguirem uma carreira técnica, o que vem mudando, e as mulheres também estão se sentindo mais à vontade nesse tipo de carreira. Hoje, vejo que estamos nos desafiando mais e correndo atrás de nossos objetivos. Além disso, as pessoas não estão mais aceitando certos comportamentos, o que também desencadeia mudanças”, afirma Lorena.
Além dos desafios profissionais, Lorena também enfrenta as demandas da maternidade. Mãe de duas crianças de cinco e dois anos, ela destaca a importância de uma rede de apoio para equilibrar vida pessoal e profissional.
“Estando em casa, é o momento de ficar com meus filhos, brincando e aproveitando em família. Por mais que a gente tenha responsabilidades e precise ficar atenta ao celular, temos que saber equilibrar esses dois lados. O que me ajuda a manter esse equilíbrio é gostar do que faço, ter orgulho das minhas entregas e contar com uma boa equipe”, ressaltou.
Estratégias corporativas para ampliar a diversidade
A Braskem tem investido fortemente na equidade de gênero desde 2017. Ana Luiza Salustino, responsável pelo setor de Pessoas e Organização da empresa no Nordeste, explica que a organização está comprometida com os Princípios de Empoderamento da Mulher, da ONU Mulheres e do Pacto Global.
Dentre as iniciativas implementadas, destacam-se programas voltados para o desenvolvimento profissional feminino, como o Elas Braskem, que prepara funcionárias para desafios mais complexos na carreira. O Programa de Estágio Técnico e Universitário da companhia também reflete esse compromisso, com 50% das vagas destinadas a mulheres.
“Temos também a mentoria reversa, na qual a alta liderança tem a oportunidade de ser aconselhada por pessoas dos grupos minorizados, e as redes de afinidade de gênero, um dos principais canais para suporte e desenvolvimento de uma força de trabalho diversa, promovendo um espaço de acolhimento, conhecimento e diálogo. Além disso, nosso programa Respeito é Inegociável é uma importante iniciativa que visa trazer clareza sobre pontos como discriminação, assédio moral, assédio sexual e microagressões, por meio de conceitos e exemplos práticos”, explica Salustino.
Avanços e metas alcançadas
Os investimentos nessas estratégias já refletem avanços concretos. Na Bahia, por exemplo, as mulheres ocupam mais de 50% dos cargos administrativos. Na área industrial, a presença feminina cresceu para 13,4%, e, na carreira de operadora, a Braskem superou sua meta em 2024, alcançando 12,7% de mulheres em posições operacionais.
Outro indicador relevante é a taxa de retorno após a licença-maternidade. Em 2014, apenas 65% das funcionárias voltavam ao trabalho após esse período. Hoje, esse índice atinge 95%, demonstrando um ambiente mais favorável à permanência das mulheres na indústria.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Alerta de chuva atinge 91 cidades da Bahia e segue até segunda-feira
Instituto baiano entra para a maior rede de sustentabilidade do mundo
Últimas Notícias

Chelsea goleia PSG e conquista o primeiro Mundial de Clubes da Fifa

Alerta de chuva atinge 91 cidades da Bahia e segue até segunda-feira

Morre cantora Sol, rival de Gretchen nos anos 1980, aos 59 anos em São Paulo
Artista fez sucesso nos anos 80 e viveu no Japão por 20 anos

Donald Trump é vaiado antes da final do Mundial de Clubes nos Estados Unidos
Trump assistiu ao jogo ao lado da esposa Melania e do presidente da Fifa, Gianni Infantino. A presença do ex-presidente exigiu esquema especial de segurança no estádio

Governo entrega 260 moradias do Minha Casa Minha Vida em Salvador
Entrega no Residencial Vitória da União marca retomada de obras paralisadas desde 2017 e reforça parceria entre governos federal e estadual

Bolsonaro relaciona carta de Trump a valores e defende anistia
Ex-presidente vinculou tarifa de 50% aplicada por Trump a valores ideológicos e liberdade

Tecnologia no coração: 7 formas como wearable e IA estão mudando o tratamento de doenças cardíacas
Cardiologista aponta os impactos da tecnologia na detecção precoce de arritmias, adesão ao tratamento e atenção contínua ao paciente

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé
Preta Gil chegou a Washington, nos Estados Unidos, no mês de maio, para dar continuidade ao seu tratamento contra o câncer de intestino

Brasil atropela o Japão, vence a oitava seguida e garante 2º lugar geral na Liga das Nações de Vôlei
Brasil encerrou fase classificatória com 29 pontos, desempenho que lhe assegura uma posição de destaque entre as melhores seleções do torneio

Ministério da Saúde anuncia que Brasil vai retomar produção nacional de insulina após duas décadas
Entrega do primeiro lote foi feita em Minas Gerais e marca o início da produção nacional com tecnologia indiana

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações