Bahia tem três hospitais entre os 100 melhores públicos do Brasil, aponta levantamento
Hospital Ana Nery, Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos e o Hospital Universitário Professor Edgard Santos tiveram reconhecimento do estudo
Leonardo Rattes/Sesab
A Bahia passou a integrar o grupo de estados com hospitais públicos entre os 100 melhores do Brasil, segundo levantamento nacional, divulgado nesta semana, por entidades ligadas à gestão e avaliação do Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo aponta três unidades baianas na lista, sendo duas da rede estadual: o Hospital Ana Nery e o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos. A terceira instituição é o Hospital Universitário Professor Edgard Santos, vinculado à Universidade Federal da Bahia (Ufba).
O resultado reforça o desempenho da rede pública de saúde baiana em critérios como qualidade assistencial, estrutura hospitalar e capacidade de atendimento de média e alta complexidade.
Levantamento nacional avalia desempenho do SUS
O estudo é resultado de uma parceria entre o Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde, o Instituto Ética Saúde, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Entre os critérios analisados estão acreditação hospitalar, taxas de ocupação e mortalidade, disponibilidade de leitos de UTI e tempo médio de permanência dos pacientes internados.
A iniciativa integra a fase classificatória do Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, cuja cerimônia de premiação está prevista para maio de 2026. O levantamento avaliou hospitais gerais e especializados em áreas como ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todos com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025.
Hospital da Mulher se consolida como referência estadual
Com nove anos de funcionamento, o Hospital Estadual da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos vem se consolidando como uma das principais referências na atenção à saúde feminina na Bahia. A unidade é habilitada como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e atende pacientes de diversas regiões do estado.
Em 2024, o hospital ampliou significativamente sua capacidade assistencial, com a implantação de 78 novos leitos, passando de 163 para 241. Além disso, está em construção um novo ambulatório, que contará com 35 consultórios e salas para realização de procedimentos, ampliando o acesso a exames e tratamentos especializados.
Ana Nery é referência em alta complexidade
O Hospital Ana Nery é reconhecido como um dos principais centros de referência do Nordeste nas áreas de cardiologia, nefrologia e transplantes. A unidade realiza procedimentos de alta complexidade, como cateterismo, angioplastia, arteriografia e tratamentos em arritmologia, além de transplantes de rim e coração.
Com atendimento a pacientes de toda a Bahia, o hospital desempenha papel estratégico na rede estadual, especialmente no cuidado de casos graves que demandam tecnologia avançada e equipes altamente especializadas.
Reconhecimento reflete investimentos do Estado
Para a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, o reconhecimento nacional é resultado direto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado na ampliação e qualificação da assistência.
“Temos ampliado e qualificado a assistência na Bahia. No Hospital Ana Nery, um exemplo foi a entrega da reforma e ampliação do serviço de hemodinâmica. No Hospital da Mulher expandimos os serviços oncológicos quimioterápicos e cirúrgicos, possibilitando o atendimento a um número maior de mulheres. Mais que estrutura, contamos com equipes que acolhem os pacientes, dando tratamento humanizado”, afirmou.
Bahia se destaca entre estados fora do eixo Sul-Sudeste
No cenário nacional, São Paulo concentra 30 das 100 unidades listadas, seguido por Goiás, Pará, Santa Catarina, Pernambuco e Rio de Janeiro. A Bahia aparece com 3% do total, percentual considerado relevante diante da desigualdade histórica na distribuição de hospitais públicos de grande porte entre os estados.
Segundo os organizadores do levantamento, a concentração paulista se explica pelo maior número absoluto e proporcional de hospitais públicos que atendem integralmente pelo SUS. Ainda assim, o desempenho baiano é visto como indicativo de fortalecimento da rede estadual de saúde.
Destaque vai além de rankings, avaliam especialistas
Para o médico sanitarista Renilson Rehem, ex-presidente do Ibross e coordenador do estudo, o levantamento cumpre um papel simbólico importante ao valorizar o SUS. “O mais importante não é tanto o ranking, mas o destaque dos melhores hospitais. Ao fazer isso, estamos dando uma pauta positiva para os hospitais públicos, que normalmente convivem mais com pautas negativas, considerando as dificuldades que enfrentam”, afirmou.
Rayllanna Lima
Rayllanna Lima é jornalista e especialista em Marketing e Growth, movida pelo desejo de transformar dados em narrativas que informam, conectam e inspiram. Autora do livro Renascer, reúne experiências em veículos de comunicação, agências e empresas dos setores de energia e pesquisa de mercado, com foco em integrar pessoas, marcas e propósito.
Mais Lidas
Anvisa determina recolhimento de panetones e chocotones contaminados com fungos
Saúde
Novo medicamento contra o Alzheimer: como age o Lecanemabe e quem pode usar
Ministério da Saúde veta produção de vacina contra a dengue da Takeda
Anvisa determina recolhimento de panetones e chocotones contaminados com fungos
Últimas Notícias
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Evento reuniu artistas nacionais, atrações locais e atividades cívicas, fortalecendo a tradição histórica e o turismo no município
Governo Lula exonera diretor do Dnit após investigação da PF sobre esquema no INSS
Marcos de Brito Campos Júnior é citado em diálogos sobre repasses em dinheiro investigados pelo STF
Niltinho confirma saída do PP e diz que filiação ao PSB deve ocorrer até março
Saída ocorre após federação do PP com o União Brasil e decisão de se manter na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Vitória apresenta Caíque e Mateus Silva durante Semana do Sócio SMV
Encontro integra programação especial do Sou Mais Vitória até 17 de janeiro