Obras do segundo trecho do BRT devem ser entregues na próxima semana

O prefeito fez a vistoria final do trecho de 6 km de extensão entre o bairro de Cidade Jardim e a Lapa

Por Redação
18/04/2024 às 18h21
  • Compartilhe
Foto: Valter Pontes/Secom PMS
Foto: Valter Pontes/Secom PMS

A última etapa segundo trecho do BRT, cujo trajeto possui 6 km de extensão entre Cidade Jardim até a Lapa, deve ser inaugurada na próxima semana. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) realizou, nesta quinta-feira (18), a vistoria final das obras que contam com investimento de R$205 milhões.

 O prefeito vistoriou as seis estações de embarque e desembarque que compõem o segundo trecho. São elas: Cidade Jardim, Vale das Pedrinhas, Rio Vermelho, HGE, Ogunjá e Lapa. Mais de 50 ônibus rodarão por esse trajeto do BRT quando a operação funcionar de forma plena.
 
"Esse é um modal que vai da Lapa até o Shopping da Bahia, sendo que no Cidade Jardim os usuários poderão ter acesso até a Pituba, chegando à orla de Salvador. Os serviços envolveram pavimento em concreto, recuperação de passeio e meio-fio do entorno e iluminação em LED. Além disso, só no entorno dessas obras, plantamos mais 5 mil novas árvores, melhorando a questão arborização e paisagismo da cidade", disse o chefe do Executivo municipal.
 
Segundo o secretário de Mobilidade (Semob), Fabrizzio Muller, o funcionamento do segundo trecho do BRT vai começar com uma operação assistida. "Isso vai ocorrer justamente para que a gente possa fazer os ajustes necessários no sistema. Nessa fase estará rodando uma linha com sete ônibus. Depois, serão mais duas linhas num total de 58 ônibus, que serão maiores e mais articulados. Mas isso é um trabalho que vai ser feito gradativamente", explicou.
 
Atualmente, o sistema BRT já funciona em dois trechos, sendo um deles entre a região do Shopping da Bahia até o Parque da Cidade e outro entre o Parque da Cidade até a Pituba. O modal transporta um milhão de passageiros por mês, número que pode dobrar quando a última etapa funcionar integralmente.

Leia também:

Centro de Operações vai reunir todos os sistemas de Salvador e terá investimento de R$100 milhões

Anúncio de pré-candidatura à reeleição pode sair já com nome de vice, diz Bruno Reis

Bruno rebate Jerônimo sobre Feira de São Joaquim: "Sempre foi gerida pelo Estado"