Salvador permanece em alerta para chuvas, diz Sosthenes Macedo

Segundo diretor-geral da Codesal, tempo instável deve voltar a partir do próximo domingo

Por Raiane Veríssimo e Vivaldo Marques
18/04/2024 às 13h50
  • Compartilhe
Foto: Equipe M!
Foto: Equipe M!

O diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, afirmou, na manhã desta quinta-feira (18), que Salvador permanece em estado de alerta para chuvas. Segundo ele, o tempo instável deve voltar novamente a partir do próximo domingo (21).

"Graças a Deus, hoje, quinta-feira, ainda tinha previsão de chuva fraca, amanheceu com sol, mesmo que tímido, já ajudando aí as grandes áreas que passam por problemas de drenagem. A gente tem aí 590 milímetros de área já acumulados em alguns bairros de Salvador. Já temos a informação de que é a primeira quinzena mais chuvosa ao menos nos últimos 30 anos. Então assim, muita chuva realmente em pouco espaço de tempo e também por um tempo prolongado, o que gera, é claro, uma apreensão por conta do solo encharcado, o que traz aí problemas de escorregamento de terra", disse em entrevista ao Portal M!.

Sosthenes lembrou o temporal que aconteceu em Dubai, nessa última terça-feira (16), com 100 milímetros de uma chuva torrencial em 24 horas e a cidade não tolerou. De acordo com o dirigente, Salvador teve 175 milímetros em 24 horas, 125 em apenas 2h30.

"É muita chuva que nós estamos recebendo e, como eu disse, a gente precisa se manter em alerta. Até porque abril deve continuar a chover e assim as pessoas precisarão estar numa condição de prevenção para que o nosso bem maior, o bem da vida, seja preservado. São contenções de encostas já executadas pela Seinfra, pela Sucop. São geomantas instaladas pela Defesa Civil, são mais de 500 áreas protegidas pela Prefeitura do Salvador. Ainda assim, nenhuma grande cidade do mundo está imune a muita chuva e em pouco espaço de tempo. É por isso que a gente faz aqui esse apelo, esse alerta. Em caso de risco, as pessoas devem imediatamente se afastar dessa condição e discar para 199", ressaltou ao Portal M!.

Sosthenes chama atenção da população que as 14 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme acionadas na capital baiana continuam em vigor. Elas estão instaladas em 14 áreas de risco prioritárias: Mamede, Bom Juá, Irmã Dulce, Mangabeira 1, Mangabeira 2, Calabetão, Vila Picasso, Creche, Moscou, Voluntários da Pátria, Vila Sabiá, Baixa do Cacau, Bosque Real e Olaria.  

"Então, as pessoas não podem voltar para suas casas. A Secretaria de Promoção Social, por sua vez, já fez a recepção de mais de 2 mil famílias para que elas estejam fora das casas, seja por auxílio aluguel, seja por auxílio emergência. Todas as secretarias do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, a Seman está fazendo podas, limpando os canais, a Sedur fazendo demolição, verificações em risco, a Educação recepcionando nos abrigos, a Saúde fazendo também o trabalho nas comunidades que sofreram por alagamentos. Nas ruas, junto às prefeituras-bairro, a gente vem fazendo uma série de vistorias para identificar obviamente riscos e possíveis soluções para garantir a segurança do soteropolitano", explicou ao Portal M!.

Presente na abertura do Connected Smart Cities, no Centro de Convenções, Sosthenes destacou que a cidade vem se preparando durante todo ano e uma série de intervenções vem sendo executadas pela Prefeitura de Salvador. "A gente está numa Feira de Cidades Inteligentes. O Cemadec (Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador) é um exemplo disso, é um grande referencial para todo o Brasil. As pessoas vêm aqui em Salvador para aprender o que a gente fez aqui na Codesal. É muito importante, nós estarmos na vanguarda dando esse depoimento e mostrando o que a gente tem de protocolos que deram e estão dando certo até os dias atuais para todo o país".

Confira entrevista:

Leia também:

Chuva torrencial afeta Dubai; veja vídeo

Previsão é de continuidade de chuvas nesta quinta-feira em Salvador, diz Codesal

Salvador registra o dobro de chuva previsto para abril e segue com alerta para deslizamentos