Previsão é de continuidade de chuvas nesta quinta-feira em Salvador, diz Codesal

Maiores acumulados de chuva em 24 horas foram registrados em Monte Serrat (54,8mm), Liberdade - Vila Sabiá (53,6mm) e Brotas (51,4mm)

Por Redação
17/04/2024 às 17h57
  • Compartilhe
Foto: Equipe M!
Foto: Equipe M!

A Defesa Civil da Salvador (Codesal) informou, no fim da tarde desta quarta-feira (17), que a previsão é de continuidade de chuvas nesta quinta-feira (18). Segundo o órgão, há chances de até 60% de chuvas fracas a qualquer hora do dia na capital baiana.

A Codesal também atualizou a lista dos maiores acumulados de chuva em 24 horas. Conforme dados atualizados às 16h50 desta quarta, foram registrados os seguintes índices: Cidade Baixa - Monte Serrat (54,8mm), Liberdade - Vila Sabiá (53,6mm), Brotas (51,4mm), Calçada (51mm) e Parque da Cidade (50mm). As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil.

Sirenes

A Defesa Civil também informou que acionou a sirene na comunidade de Olaria, em Sete de Abril, nesta quarta, por terem sido registradas chuvas fortes acima de 150 mm em 72 horas na localidade. Por conta disso, equipes da Codesal mobilizam os moradores a deixarem suas casas em função do risco, encaminhando-os para uma unidade de acolhimento localizada em escola do município nas proximidades, onde ficam abrigadas ate a cessação do risco.

As sirenes do Sistema de Alerta e Alarme também foram acionadas nas comunidades de Creche (Castelo Branco), Bosque Real (Sete de Abril) e Moscou (Castelo Branco).

Anteriormente, entre os dias 7 e 8 de abril, a Defesa Civil, seguindo protocolo do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC), acionou as 14 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em 14 áreas de risco prioritárias: Mamede, Bom Juá, Irmã Dulce, Mangabeira 1, Mangabeira 2, Calabetão, Vila Picasso, Creche, Moscou, Voluntários da Pátria, Vila Sabiá, Baixa do Cacau, Bosque Real e Olaria.  

Além disso, a Defesa Civil, em função da chuvas que atingem Salvador, mudou para o Nível de Alerta, devido ao risco de deslizamentos de terra e previsão de continuidade de significativos volumes pluviométricos. O órgão também ressalta que, em caso de emergência, a população deve ligar imediatamente para o telefone gratuito 199. 

 

Leia também:

Chuva torrencial afeta Dubai nesta terça; veja vídeo

Salvador registra o dobro de chuva previsto para abril e segue com alerta para deslizamentos

Fortes chuvas causam transtornos no sul da Bahia