PF combate desvios de R$ 50 mi na prefeitura de Ilhéus

Empresa investigada atuava em contratos para manutenção de prédios públicos; além de Ilhéus, 13 mandados estão sendo cumpridos em Itabuna e Salvador

Por Redação
18/04/2024 às 09h02
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/PF
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), a operação Teatro Mambembe, visando combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos na contratação de empresa pela Prefeitura Municipal de Ilhéus para realizar a manutenção e conservação de prédios públicos municipais. As investigações, que tiveram início em 2022, apontam a existência de um esquema de direcionamento da licitação para a empresa vencedora, fraude documental, superfaturamento dos serviços contratados, culminando na prestação de serviços de má qualidade.

Além disso, diversas obras não foram executadas pela empresa vencedora da licitação, mas por pessoas vinculadas a agentes públicos do Executivo e Legislativo Municipal, e não tinham nenhum vínculo com a empresa contratada. Segundo a PF, era uma espécie de terceirização informal que resultou na precarização dos serviços prestados.

Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, nos municípios baianos de Ilhéus, Itabuna e Salvador. Os investigados responderão pelos crimes de frustação do caráter competitivo da licitação, fraude em licitação ou contrato, corrupção passiva, estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa todos do código penal.

 

Leia também:

Após prisão de esposa, Binho Galinha diz que acompanha com "tranquilidade" nova operação da PF

Rui Costa é alvo de investigação e se queixa de diretor da PF no governo Lula

Previsão é de continuidade de chuvas nesta quinta-feira em Salvador, diz Codesal