Chuva deixa Salvador em alerta: "Todas as equipes estão em campo", diz diretor da Codesal

Três comunidades de Salvador estão em estado de alerta em decorrência da chuva que atinge a cidade

Por Bruna Ferraz
16/04/2024 às 18h01
  • Compartilhe
Foto: Equipe Portal M!
Foto: Equipe Portal M!

A capital baiana está sendo atingida por fortes chuvas ao longo desta terça-feira (16). Pouco depois das 13h, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu um comunicado de que estava atuando em nível de alerta devido ao risco de deslizamento de terra e previsão de continuidade de significativos volumes pluviométricos.

No decorrer da tarde, o órgão tem emitido alertas de risco e deslizamento para comunidades específicas da cidade, chamando a atenção dos moradores dessas regiões para a necessidade de cuidados. Às 15h09 foi emitido um alerta para a comunidade de Creche (Castelo Branco), logo em seguida, às 15h14, para o aviso foi direcionado aos moradores de Bosque Real (Sete de Abril) e, por fim, às 16h33, o chamado foi para quem mora na localidade de Moscou (Castelo Branco).

Ao Portal M!, o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, afirmou que o órgão está atento e realizando vistorias solicitadas pelo telefone gratuito e de funcionamento 24h, o 199.

"Todas as equipes estão em campo e, por meio de nosso Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador - Cemadec, estamos monitorando todas as estações com os acumulados pluviométricos de cada região de Salvador. Em caso de emergência, as pessoas devem se afastar da condição de risco e ligar para o 199", detalhou o diretor.

Acumulados de chuva

Segundo informações do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil, os maiores acumulados de chuva em 24h em Salvador foram registrados em Ondina (66,6mm), Chapada do Rio Vermelho (58,8mm) e Federação (58,7mm).

A atuação de um sistema de baixa pressão (cavado) associado ao avanço de uma frente fria sobre o Oceano Atlântico favorece a ocorrência de chuvas na capital baiana.

A previsão para quarta-feira (17) é de céu nublado com chuvas fracas a moderada a qualquer hora do dia.

 

Serviços para a população

A Codesal destacou que as ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real clicando aqui.

Além disso, o órgão está entre os serviços essenciais do município e permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

O cidadão também pode enviar um SMS para 40199, informar o número de seu CEP e receber gratuitamente os boletins de alerta da Defesa Civil.

Leia também:

Codesal passa a atuar em nível de alerta devido ao risco de deslizamento de terra