Salvador sedia o terceiro maior evento da cardiologia brasileira

36º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia acontecerá de 16 a 18 de maio, no Centro de Convenções

Por Redação
16/04/2024 às 13h10
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia - Bahia, o Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia que acontece em sua 36ª edição já está entre os três maiores do país, e este ano traz como tema "A cardiologia no século XXI: dos dilemas éticos aos avanços científicos, onde estamos e para onde vamos?" 
 
O presidente da SBC-BA, Cláudio das Virgens, salienta a relevância que o encontro tem como elemento agregador o estímulo à atualização científica dos cardiologistas baianos. "O Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia se consolidou como um dos mais importantes eventos científicos da Cardiologia Brasileira, contando com um número cada vez maior de participantes inscritos, com ampla e atual grade científica e importante participação dos sócios nesta programação, que conta ainda com importantes nomes da Cardiologia Brasileira e Internacional".

Com uma expectativa de público de cerca de 1.000 profissionais, o encontro científico será uma oportunidade de atualização multidisciplinar, visto que além de profissionais da cardiologia, a programação contempla o XXV Simpósio de Fisioterapia, o XVIII Simpósio de Educação Física, o XXIII Simpósio de Enfermagem e o XXVIII Simpósio de Nutrição em Cardiologia. "Cumprindo seu papel de estímulo à atenção multidisciplinar no cuidado cardiológico, os Simpósios multidisciplinares dos departamentos multiprofissionais de Educação Física, Enfermagem e Nutrição, associados a SBC-BA, compõem a nossa programação científica.", explica o diretor científico da SBC/BA, Luiz Eduardo Fonteneles Ritt.
 
O Congresso Baiano de Cardiologia tornou-se também um importante intercâmbio científico entre Bahia e EUA. Há 13 anos, o Simpósio Internacional Duke University/SBC-Bahia, coordenado pelo renomado cientista e cardiologista Prof Dr Renato Lopes, apresenta os estudos mais recentes, ampliando assim o arsenal clínico para o tratamento de diversas doenças do coração. "Este ano teremos o tradicional Simpósio Duke / SBC-BA em sua 13ª edição, cuja programação mais uma vez será instigante e desafiadora para o pensamento médico que precede as decisões clínicas. Além disso teremos, simpósios conjuntos da SBC-BA e SCNN, SBC-BA E DIC, SBC-BA e DERC. Sessões com foco na prática e nas mais recentes evidências na cardiologia e áreas afins", destaca Cláudio das Virgens.  

Cardio Corrida

Além do foco científico, o 36º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia tem o propósito de fazer um alerta à população sobre os riscos do sedentarismo para a saúde do coração. A 13ª Cardio Corrida é uma das atividades do onde cardiologistas darão o exemplo prático de como evitar e combater as doenças cardiovasculares.  

Os especialistas revelam que até recentemente o segundo fator de risco para infartos e derrames era o tabagismo, mas com a recente redução do número de fumantes no Brasil e no mundo, o sedentarismo passou para o segundo lugar, com a agravante que o sedentário tende a se tornar tanto obeso como hipertenso e diabético.
 
A proposta da Organização Mundial da Saúde é que se faça 30 minutos de atividade física em pelo menos cinco dias por semana, o que comprovadamente reduz o risco de problemas cardíacos em 66%. Se o objetivo for perder peso, o nível da atividade deve dobrar, passando para uma hora por dia.

A prática regular de exercícios físicos é comprovadamente um dos fatores preponderantes na prevenção de diversas doenças e quando se trata da saúde do coração, a atividade física segue como prescrição médica. De acordo com o professor e educador físico Francisco Pitanga, que preside o Departamento de Educação Física da SBC-BA, "o evento esportivo trará uma rica contribuição no combate às doenças cardiovasculares, que ainda continuam ceifando a vida de mais milhares de brasileiros a cada ano. São mais de 1.100 mortes por dia.", ressalta. 

Os congressistas interessados em participar no ato da inscrição devem optar pela adesão à corrida, mediante à contribuição de um cesta básica que será destinada ao Lar Irmã Lourdes. 

 

 

 

Leia também:

Bahia tem 269 municípios em epidemia de dengue, diz Sesab 

Psicóloga explica por que a solidão da mulher é gatilho para o comer emocional 

Parlamentares baianos são homenageados em evento do Martagão