Psicóloga explica por que a solidão da mulher é gatilho para o comer emocional

Novo estudo mostra relação entre mulheres solitárias, hábitos alimentares e transtornos mentais

Por Redação
14/04/2024 às 20h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A vontade que muitas mulheres têm de comer alimentos calóricos está relacionada ao mecanismo de enfrentamento da solidão. É o que aponta um novo estudo da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, que descobriu que mulheres solitárias apresentam maior ativação em regiões do cérebro associadas a esses hábitos alimentares, agravados pela saúde mental comprometida.

O isolamento provocado pela pandemia da Covid-19 motivou a condução do estudo, que recrutou 93 mulheres saudáveis e com uma média de 25 anos. As participantes foram submetidas a uma ressonância magnética funcional, enquanto tinham seus sinais alimentares monitorados sob estímulos visuais com a utilização de alimentos. Segundo a pesquisa da UCLA, alimentos ricos em açúcar e gordura se destacaram entre os que mais despertam o interesse das entrevistadas.

O resultado sugere que o isolamento social está associado à reatividade neural em regiões específicas do cérebro, responsáveis pelo processamento de estados internos relacionados ao apetite e também ao controle das reações diante de sinais alimentares externos.

Após a análise das ressonâncias e das entrevistas, os estudiosos concluíram que as participantes que relataram maior isolamento social eram também as com maior peso, dietas de baixa qualidade e com comportamentos alimentares "desadaptativos". Entre eles, "desejos, alimentação baseada em recompensas, alimentação descontrolada e dependência alimentar", além de "problemas de saúde mental como ansiedade, depressão e resiliência emocional".

A comida como fuga e alívio das emoções: De acordo com a definição da American Psychological Association (APA), "a solidão é o desconforto ou a inquietação de estar ou perceber-se sozinho - o sofrimento emocional que sentimos quando nossa necessidade inata de intimidade e companhia não é atendida".

Segundo a psicóloga Juliana Santos Lemos, especialista em Comportamento Alimentar e Obesidade pela FAECH/MG; para suprir a falta de companhia, a mulher usa a comida como a maior ou a única fonte de prazer. "Os alimentos se tornam uma válvula de escape, uma forma de distração para escapar da realidade e aliviar as dores momentâneas", completa a especialista em Psicopatologia e Terapia Cognitivo-Comportamental pela PUC/RS.

Conforme a psicóloga, a solidão gera ou agrava condições como ansiedade, estresse ou depressão, levando ao comer emocional. Nestes casos, a preferência é por alimentos ricos em açúcar e gorduras, que oferecem a sensação rápida de prazer, já que ativam o sistema límbico no cérebro, região que envolve as emoções e o mecanismo de ganho e recompensa.

"Ao comer um doce, por exemplo, que é muito palatável, há uma diminuição dos sintomas estressores, cujo efeito acaba sendo registrado pelo cérebro. Ou seja, quando a mulher estiver ansiosa, automaticamente, haverá uma associação aos doces, como uma espécie de fuga e alívio do estado emocional, fazendo com que ela fique condicionada ao alimento nos momentos de tensão", explica Juliana Santos Lemos.

 

Leia também

Alta dos casos de câncer entre jovens tem relação com alimentação e estilo de vida, defendem especialistas