Espetáculo Cabaré da Rrrrraça volta a cartaz em maio

Sucesso do Bando de Teatro Olodum, espetáculo aborda o racismo de forma didática, contundente e com humor

Por Redação
16/04/2024 às 12h19
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um dos maiores sucessos de público e crítica do teatro baiano, o espetáculo Cabaré da Rrrrraça do Bando de Teatro Olodum volta a cartaz no dia 17 de maio, no Centro Cultural Barroquinha, sempre às sextas, sábados e domingos, até o dia 9 de junho.

Cabaré é uma revista musical, divertida, interativa e política, que antecipou muitos dos debates sobre racismo que hoje movimentam as discussões nas redes sociais e em toda sociedade. Temas como colorismo, preconceito reverso, racismo recreativo e termos e linguagens racistas que precisam ser abolidas estão em cena em Cabaré. 

O espetáculo foi criado por Márcio Meirelles e Bando de Teatro Olodum em 1997 e nesses quase 30 anos já foi visto por mais de 40 mil expectadores em mais de 300 apresentações, em palcos pelo Brasil, além de Portugal e Angola. Para essa nova remontagem, a peça terá a direção teatral de Cássia Valle, Leno Sacramento e Valdinéia Soriano, artistas de longa trajetória no grupo, e supervisão artística de Márcio Meirelles.

O trio de diretores já esteve à frente da montagem '2 de Julho - A Resistência Cabocla', espetáculo vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2023, na categoria Melhor Direção. A coreografia do espetáculo é assinada por Zebrinha (José Carlos Arandiba) e a direção musical é de Jarbas Bittencourt, autor de canções feitas especialmente para a peça.

No elenco, os talentos do Bando, que cantam, dança e dão vida a personagens marcantes e hilários como o 'Patrocinado', o 'Negro Fudido', a 'cantora Flávia Carine', 'Edileuza', entre outros, que revelam as expressões do preconceito racial, desde as mais sutis até as mais agressivas, mantendo sempre a atualidade da peça.

A nova temporada integra o projeto Cabaré da Rrrrraça 25+25 e conta com o patrocínio da Wilsons Sons através da lei de incentivo fiscal municipal Viva Cultura, e busca celebrar os mais de 25 anos de estreia de uma das mais importantes obras das artes negras do Brasil. O projeto inclui oficinas de performance negra em três comunidades de Salvador, debates sobre relações raciais e ações inclusivas como a acessibilidade do espetáculo e a destinação de ingressos a pessoas com deficiência, estudantes de escola pública, entre outros grupos.

Tocando na ferida de temas polêmicos de forma corajosa, com diálogo direto com o público, músicas ao vivo, muita dança e o humor debochado, marcas registradas do Bando de Teatro Olodum, Cabaré da Rrrrrraça continua sendo "Um espetáculo panfletário, didático e interativo", como o próprio grupo o define.  

 

 

 

Leia também:

Forró no Parque acontece neste fim de semana 

Ensaios de São João com Leo Estakazero começam nesta sexta-feira 

Kart Love atinge 1 milhão de players no Spotify com single "Beija Não"