Dos 43 vereadores de Salvador, 14 mudaram de partido

Janela partidária, que permite troca de legenda sem perda de mandato, terminou no último sábado (6)

Por Raiane Veríssimo
08/04/2024 às 12h00
  • Compartilhe
Foto: Equipe M!
Foto: Equipe M!

A janela partidária, que permite troca de legendas sem perda de mandato, terminou no último sábado (6) e a dança das cadeiras fez com que 14 dos 43 vereadores da Câmara Municipal de Salvador (CMS) mudassem de partido. Apesar disso, nove siglas não passaram por mudanças.

PT e PSDB mantiveram seus quatro vereadores: os petistas Arnando Lessa, Marta Rodrigues, Suíca e Tiago Ferreira, e os tucanos Carlos Muniz, Cris Correia, Daniel Alves e Téo Sena. PCdoB também permanece com dois vereadores (Augusto Vasconcelos e Hélio Ferreira), assim como o PL (Alexandre Aleluia e Isnard Araújo). E, apenas com um vereador, permaneceram o PV (André Fraga), PSD (Edvaldo Brito), PSOL (Laina Pretas por Salvador) e PSB (Silvio Humberto).

O União Brasil também permanece como a maior bancada na Casa, com seis vereadores: Cátia Rodrigues, Claudio Tinoco, Duda Sanches, Kiki Bispo, Paulo Magalhães Júnior e Marcelle Moraes. Com a volta da ex-secretária municipal de Sustentabilidade e Resiliência na última sexta-feira (5), o correligionário Orlando Palhinha volta para a suplência. Assim como Alberto Braga, que mesmo com a mudança do Republicanos para ingresso no partido, volta para a suplência após retorno de Luiz Carlos à CMS que deixou a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas.

O Republicanos tinha quatro vereadores, mas com a saída de Braga e a filiação de outros dois, também aumentou e agora ficou com cinco parlamentares: Alfredo Mangueira (ex-MDB), Ireuda Silva, Leandro Guerrilha (ex-PP), Julio Santos e Luiz Carlos (presidente municipal do partido).

Já o PP, que tinha seis vereadores, perdeu três (Leandro Guerrilha, Roberta Caires e Sabá) e ganhou um, e agora reduziu a bancada para quatro: George Gordinho da Favela, Maurício Trindade, Sandro Bahiense e Sidninho (ex-Podemos). Por sua vez, o PDT tinha dois, perdeu um (Randerson Leal), mas ganhou dois, aumentando para três: Anderson Ninho, Débora Santana (ex-Avante) e Roberta Caires (ex-PP).

Randerson saiu do PDT e ingressou no Podemos. No entanto, com a saída de Sidninho para o PP, a legenda se manteve apenas com um vereador. O mesmo aconteceu com o MDB, que permaneceu apenas com um parlamentar, com a entrada de Joceval Rodrigues (ex-Cidadania) e a saída do histórico emedebista Alfredo Mangueira, que se filiou ao Republicanos.

Por fim, outros três partidos que não tinham representação no Legislativo municipal, agora passaram a ter. O PMB tem o vereador Átila do Congo (ex-Patriota). Já o DC contabiliza quatro vereadores: Toinho Carolino (sem partido), Marcelo Maia (ex-PMN), Ricardo Almeida (ex-PSC) e Sabá (ex-PP).

Já o PRD, novo partido que surgiu a partir da junção do Patriota e PTB no início deste ano, tem dois parlamentares: Dr. José Antônio (ex-PTB) e Fábio Souza (ex-Solidariedade).

 

Confira nova composição dos partidos na CMS

União Brasil

Cátia Rodrigues, Claudio Tinoco, Duda Sanches, Kiki Bispo, Paulo Magalhães Júnior e Marcelle Moraes

PT

Arnando Lessa, Marta Rodrigues, Suíca e Tiago Ferreira

PCdoB

Augusto Vasconcelos e Hélio Ferreira

PV

André Fraga

Republicanos

Alfredo Mangueira (ex-MDB), Ireuda Silva, Leandro Guerrilha (ex-PP), Julio Santos e Luiz Carlos;

PP

George Gordinho da Favela, Maurício Trindade, Sandro Bahiense e Sidninho (ex-Podemos);

PSDB

Carlos Muniz, Cris Correia, Daniel Alves e Téo Sena;

PDT

Anderson Ninho, Débora Santana (ex-Avante) e Roberta Caires (ex-PP);

DC

Toinho Carolino (estava sem partido), Marcelo Maia (ex-PMN), Ricardo Almeida (ex-PSC) e Sabá (ex-PP);

PL

Alexandre Aleluia e Isnard Araújo;

Podemos

Randerson Leal (ex-PDT);

PSD

Edvaldo Brito;

PMB

Átila do Congo (ex-Patriota);

PSOL

Laina Pretas por Salvador;

PSB

Silvio Humberto;

PRD (novo partido, junção do Patriota e PTB)

Dr. José Antônio (ex-PTB) e Fábio Souza (ex-Solidariedade);

MDB

Joceval Rodrigues (ex-Cidadania)

 

Leia também:

"União Brasil se consolida como o maior partido de Salvador", diz Luciano Simões

Bruno Reis anuncia substituição de auxiliares e diz que não haverá descontinuidade nas ações da prefeitura

Com Roberta Caires e Débora Santana, PDT quer eleger até quatro vereadores

Partidos apostam em novos nomes para ampliar bancadas na Câmara de Salvador