Daniel Alves se apresenta pela 1ª vez à Justiça da Espanha após conseguir liberdade provisória

Esta é uma das condições que permitiram o benefício ao brasileiro de 40 anos

Por Estadão Conteúdo
28/03/2024 às 13h30
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Portal G1
Foto: Reprodução/Portal G1

Daniel Alves compareceu pela primeira vez, nesta quinta-feira (28), ao Tribunal Provincial de Barcelona. Apresentar-se semanalmente à Justiça espanhola é uma das condições que permitiram ao brasileiro de 40 anos a liberdade provisória no caso em que foi condenado em primeira instância por violência sexual contra uma mulher de 23 anos, cometida em uma boate no dia 31 de dezembro de 2022. Ele ainda pagou fiança de R$ 5,4 milhões.

O jogador foi condenado a quatro anos e meio de prisão. Seu comparecimento ao tribunal deveria ser feito toda sexta-feira, mas Daniel Alves adiantou sua apresentação em um dia devido a um feriado na Espanha.

Além da apresentação semanal, o brasileiro tem que obedecer outras condições para a liberdade provisória: foram recolhidos seus dois passaportes para evitar fuga, além de não poder fazer contato com a vítima e permanecer a mais de um quilômetro de distância de onde ela mora e trabalha. A sentença ainda não é definitiva, visto que um recurso ainda está em andamento no Tribunal Superior da Catalunha.

As imagens de Daniel Alves chegando ao tribunal deverão ser vistas com frequência,  porque o brasileiro deve permanecer em liberdade condicional de até um ano. O prazo é estimado caso as duas partes decidam continuar com o processo até que ele chegue ao Supremo Tribunal. Daniel atualmente está em sua casa em Esplugles, proibido de deixar o território espanhol.

Nesta quinta, ele se apresentou às autoridade acompanhado de sua advogada, Inés Guardiola. A visita durou cerca de dez minutos. Daniel Alves também esteve acompanhado de seu amigo Bruno Brasil, que esteve na boate na noite em que o crime aconteceu. Ele testemunhou algumas vezes a seu favor.

Daniel faz festa

Segundo o jornal espanhol 'Marca', Daniel Alves fez uma festa em sua casa apenas alguns dias depois de ter a liberdade condicional concedida sob alguma condições, entre elas, o pagamento de fiança de R$ 5,4 milhões.

O motivo da festa teria sido a celebração do aniversário de seu pai, Domingos Alves Da Silva. O evento aconteceu na última terça-feira (26). Segundo fontes da reportagem, a comemoração se estendeu até as 5h da manhã da quarta (27). Estavam presentes familiares e amigos, além de pessoas importantes para o jogador.

Leia também:

Práticas machistas podem ser sutis: saiba como identificá-las