Com MV Bill, Boca de Brasa promove painel para discutir arte e periferia conectadas com mundo

Evento cultural chega à sua sétima edição com nova roupagem e segue neste sábado na FGM, no Centro Histórico

Por Redação
23/03/2024 às 13h30
  • Compartilhe
Foto: Bruno Concha/PMS
Foto: Bruno Concha/PMS

O Movimento Boca de Brasa promoveu, nesta sexta-feira (22), o painel "O Mundo é um Grande Gueto - Periferias e Conexões", mediado pela vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, com participação do rapper MV Bill, da empresária Potyra Lavor (fundadora e CEO da IDW Company) e do coreógrafo e artivista Elivan Nascimento. O evento cultural chega à sua sétima edição com nova roupagem para enaltecer a potência da periferia.

Desde a quinta-feira (21) até o sábado (23), o Quarteirão das Artes da Fundação Gregório de Mattos (FGM), no Centro Histórico de Salvador, recebe uma série de iniciativas com o objetivo de fomentar a cultura no município. MV Bill afirmou que essa discussão é de suma importância porque põe a periferia no foco principal, mas sem ter uma situação de violência para que isso aconteça.

"Acho que dar visibilidade às coisas boas, legais e culturais que estão sendo feitas na periferia é importante. Estou feliz de estar fazendo parte deste movimento local, e que os artistas são todos daqui, que às vezes não têm oportunidade de estar em outro lugar. Quem se apresenta aqui dá tudo de si porque é uma grande oportunidade", disse.

O rapper lembra que esse tipo de discussão é amplo e abre um leque para muitos debates."Podemos falar de cultura, arte, dentro da periferia, mas a gente pode chegar ao racismo, violência, política, oportunidades, uma gama de assuntos quando falamos de periferia e a periferia com suas peculiaridades e semelhanças. A cultura, o esporte, a arte são coisas importantes, a gente nunca pode deixar a educação fora desse bojo que leva para a transformação. O interesse pela educação aumenta a partir dessa e outras coisas. Tudo isso caminhando junto a gente potencializa de verdade", frisou.

Ana Paula pontuou a abrangência do movimento. "Essa é uma potência, estamos falando de um movimento e de conexões, da periferia para o mundo. São pessoas que têm história, que não têm só discurso, mas prática de construção social, de conexões nacionais e internacionais. É muito importante quando alguém numa plateia se sente parte. E que eles, e elas podem contar e construir outras histórias. Que esse movimento se potencialize mais e mais", afirmou a vice-prefeita.

A publicitária Potyra Lavor ressaltou a importância do movimento. "Eu estou muito feliz com o que a gente está vendo do Boca de Brasa. O movimento é dinâmico e o que as periferias produzem e estão produzindo precisam ter visibilidade e serem alavancados, não só pela iniciativa pública, mas também privada. Acho que a cultura do Brasil, quiçá do mundo, são movidas pelas periferias. A partir do momento que o mercado entender isso, construindo coletivamente, acho que a gente coloca a Bahia, Salvador, o Brasil em outro patamar", afirmou.

Potyra conta que a expectativa é que do painel saiam ideias para serem colocadas em prática. "Os participantes dispensam apresentações. Temos pessoas potentes no painel e estar mais próximo, entendendo nosso lugar como ponte, é o que faz a mudança. Temos duas forças: a da periferia e esse entendimento de que tudo que é produzido é global. Cada vez mais rompe barreiras, territórios e Salvador mostra isso. Falta ao mercado brasileiro ver o que as pessoas lá fora estão vendo".

As atividades gratuitas são uma realização da Prefeitura de Salvador, por meio da FGM, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).

 

Leia também:

Prefeito anuncia novo formato do Boca de Brasa com 11 espaços em Salvador