Prefeito anuncia novo formato do Boca de Brasa com 11 espaços em Salvador

Evento cultural vai receber, até sábado, 50 horas de programação gratuita com shows, painéis, feira e apresentações artísticas

Por Redação
22/03/2024 às 10h04
  • Compartilhe
Foto: Valter Pontes/PMS
Foto: Valter Pontes/PMS

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) anunciou, na noite desta quinta-feira (21), o novo formato do Boca de Brasa, que se transformou de festival para movimento e passará a contar com 11 espaços espalhados em Salvador, seis a mais do que a edição anterior. O lançamento aconteceu no Espaço Cultural da Barroquinha, com as presenças do secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, e presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro.

O evento cultural vai receber até sábado (23) uma série de apresentações artísticas, painéis, laboratórios criativos, feira de empreendedorismo e muita música. Vão se apresentar no movimento atrações locais e outras reveladas pelo projeto. Ao todo serão 50 horas de programação gratuita para os soteropolitanos.

"Estamos tendo a capacidade de potencializar esta que é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores capacidades que o soteropolitano tem que é o seu jeito de ser com a influência da cultura africana na alma. Estamos vivendo desde 2023 o melhor momento da área cultural da nossa cidade. Inauguramos importantes equipamentos e ao todo já são dez novos espaços que valorizam nossa cultura, arte e nossos valores e retratam a nossa história", destacou o prefeito.

Os novos espaços deverão ser entregues até o fim do ano. Eles serão na Cidade Baixa em parceria com o Mercado Iaô; em Itapuã em parceria com o Malê Debalê; na Liberdade com a Organização de Auxílio Fraterno (OAF); na Federação, em conjunto com o Terreiro Gantois; e nas escolas municipais Nossa Senhora dos Anjos, em Brotas; e na Clériston Andrade, em São Marcos.

"Temos cinco espaços em funcionamento e tínhamos como meta, que colocamos no Plano Municipal de Cultura, que chegaríamos a dez espaços Boca de Brasa até o fim de 2024, mas chegaremos a 11. Tenho certeza que estes 11 espaços vão potencializar ainda mais os movimentos culturais, que precisam de apoio do poder público, seja com espaços para ensaiar e se apresentar, seja como apoio financeiro através de editais de fomento que lançamos", reforçou Bruno.

Abertura

A abertura do evento contou com um pocket show que trouxe, dentre outras referências, o poema 'Me gritaram negra', de Victoria Santa Cruz. O espetáculo teve direção de Cássia Valle e Leno Sacramento, além de direção musical de George Vladimir. A noite contou com apresentação do Quabales, idealizado pelo multi-instrumentista, compositor e produtor Marivaldo dos Santos.

As atividades vão ocorrer no Quarteirão das Artes, no Centro, complexo cultural que compreende equipamentos como o Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Gregório de Mattos e Espaço Boca de Brasa Centro, Sala Multiuso Nelson Maleiro e Café Nilda Spencer. Os eventos também vão ocorrer em espaços como Cine Glauber Rocha e da Ladeira do Couro.

Pedro Tourinho destacou a importância da continuidade de ações, programas e projetos que impactam a sociedade ao longo dos anos. "São sete edições do festival e que agora é um movimento. Um trabalho consistente de tantos anos, e é uma segurança saber que a cidade tem a sua cultura cuidada pela Fundação Gregório de Mattos. A cidade está em boas mãos e traz resultados positivos como os que vimos aqui hoje", detalhou o secretário.

A proposta de mudar o formato Boca de Brasa, explicou Guerreiro, partiu do crescimento que o projeto passou ao longo dos anos. "A gente percebe a potência da periferia. Os grandes artistas da Bahia vieram da periferia e a gente precisa entender que a força está nesse miolo e em muitos lugares, inclusive, que as pessoas falam muito sobre violência. São lugares com uma potência cultural incrível", afirmou o presidente da FGM.

Programação

O Movimento Boca de Brasa é realizado pela Prefeitura por meio da FGM, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). Todas as atividades são gratuitas e sujeitas à lotação de cada espaço. Para participar das atividades formativas e painéis, é necessário se inscrever através do site da Fundação

 

Leia também:

Paula Toller, Lagum, Olodum, Majur, Babado Novo, Pierre Onassis, Marcia Castro, Mv Bill e muito mais; confira na agenda do Portal M!

Vinda de Madonna ao Brasil é confirmada por patrocinador: "Brasil, estou indo"

Lincoln faz show gratuito neste sábado em comemoração ao aniversário de Salvador