Um lar para quem acolhe e para quem é acolhido: conheça Cacef

Centro espírita oferece serviço social gratuito há 48 anos no Rio Vermelho, em Salvador

Por Bruna Ferraz
16/03/2024 às 15h30
  • Compartilhe
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Para os trabalhadores voluntários do Centro Espírita Casa de Caridade Esperança e Fé (Cacef), o espaço é sinônimo de lar. E é dessa forma que eles apresentam a instituição que se dedicam diariamente. Ao narrarem a história do projeto para o Portal M!, todos ressaltaram as origens familiares que fundamentaram a organização a qual se referem como casa.

A garagem de uma casa na Rua Feira de Santana, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, foi o local onde tudo começou. Há cerca de 48 anos, Onias Almeida, Zilmar de Lima Almeida, Ruy de Lima Almeida, Enedina de Brito Almeida e Yvone Schoucair Caria se juntaram para dar início aos trabalhos do centro espírita. Seu Onias, como é carinhosamente chamado pelos funcionários da Cacef, cedeu a garagem da sua própria casa para servir como espaço inicial da instituição.

Fincada sob princípios da doutrina espírita, a organização não apenas fornece atendimento espiritual nas suas dependências, mas também atividades sociais de serviço e caridade.

"Com o passar do tempo esse grupo foi crescendo e ele veio a falecer. A família precisou da casa, então resolveram sair dali", disse Auristela Rocha, que faz parte do grupo de ação social da casa.

"A gente foi pingando em vários lugares até que tivemos a oportunidade de retornar [à mesma rua] em uma coincidência magnífica. Um dos diretores da casa sonhou com uma casa verde, indo para a sua residência passou por essa casa verde, bateu na porta e era uma casa de padres. Ele perguntou se estavam vendendo essa casa e, coincidentemente, os padres precisavam sair naquela semana pois o seminário estava mudando. Eles disseram que precisavam vender e com urgência. Foi um corre-corre, junta dinheiro e hoje construímos essa casa, com a parte antiga, que permanece, e, no fundo, construímos um prédio através das doações e de grandes bazares que fizemos para a comunidade", contou Gabriel Carballo, coordenador doutrinário da Cacef.

Eliane Santana, presidente da Cacef, também demonstrou orgulho ao falar da instituição. "Com muita alegria a gente vê pessoas que tiveram tanto empenho para que essa casa estivesse funcionando 48 anos depois [...]. Quando eu cheguei, já funcionava aqui. Não tinha a parte de trás, que a gente construiu depois. Em 2005 foi que a gente fez a parte de cima", relembrou.

Essas mudanças foram possíveis graças às doações que mantém a casa. De acordo com Gabriel Carballo, 20 doadores fixos contribuem mensalmente como podem. O valor precisa manter não apenas as contas pagas, mas também as atividades ali oferecidas e a assistência que a Cacef fornece à 120 famílias, que costumam ir semanalmente à instituição em busca de alimentos, além do auxílio dado a gestantes, incluindo a distribuição de enxovais. 

Dentre as atividades que hoje são realizadas gratuitamente pela instituição, estão o grupo de gestantes, o grupo de mulheres, o evangelho nos lares, o atendimento fraterno, o grupo de estudos avançados e uma série de atividades espirituais, como o plantão de passes.

Você pode ajudar

Para manter as atividades da casa e os seus trabalhos voltados para o social, o Cacef pede pelo auxílio daqueles que podem contribuir. Essa doação pode ser feita em qualquer valor, através das seguintes formas:

Através da conta da Cacef:

Banco do Brasil: 001

Agencia: 3449-5

Conta: 50100-X

CNPJ: 13.792.338/0001-75

Ou através da chave PIX da Cacef:

PIX CNPJ 13.792.338/0001-75

Você também pode ser voluntário dos trabalhos sociais da casa, ou doar os itens mais utilizados pela Cacef, como: Copos descartáveis; Pratos descartáveis; Talheres descartáveis; Leite; Massa de sopa; Óleo; e Extrato de tomate.

Itens de enxoval de bebê também podem ser doados: banheira, mamadeiras, roupinhas, fraldas de pano, fraldas descartáveis, toalhas de banho, mantinhas, cueiros, etc.

Esses itens devem ser entregues na sede da Cacef, nas quartas-feiras à noite, de 18h30 às 20h, ou no horário comercial, em mãos do atendente funcionário.

Endereço: Rua Feira de Santana, 305, Pq. Cruz Aguiar, Rio Vermelho, Salvador-BA, CEP: 41940-600

Entenda mais como ajudar clicando aqui.

Conheça a Cacef:

Leia também:

"Eu sou praticamente filho dela", diz idoso acolhido pelo Lar Três Corações

Acolhimento: Lar da Criança recebe crianças e adolescentes em vulnerabilidade