Vixe! Os prazos de Bruno e a dança das cadeiras nas subprefeituras. O mal-estar na esquerda, a queixa do processo de escolha de Geraldo e a vice dos sonhos do PT

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
24/01/2024 às 09h11
  • Compartilhe
Foto: Arte/Haron Ribeiro
Foto: Arte/Haron Ribeiro

Prazos de Bruno 

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) afirmou essa semana que deverá tornar pública sua decisão sobre a candidatura à reeleição após o Carnaval, quando vai se dedicar a uma agenda mais política. Em conversa com a Coluna Vixe!, o prefeito reafirmou seu cronograma eleitoral e destacou os prazos para desincompatibilização da equipe, quando secretários e integrantes do seu governo deixarão o cargo para disputar a próxima eleição. Segundo a legislação em vigor, o prazo encerra dia 6 de abril, seis meses antes do pleito. 

Bruno Reis

Ana deixará a Saúde  

Após a confirmação da candidatura à reeleição, o prefeito terá que se debruçar sobre a mudança que fará no próprio governo. Isso porque tem alguns quadros que vão deixar seus cargos. A vice-prefeita Ana Paula Matos, por exemplo, deixará o comando da Secretaria de Saúde, mantendo-se apenas na condição de vice. O mesmo deve acontecer com o titular da pasta de Infraestrutura, Luiz Carlos Souza, que retomará seu mandato na Câmara Municipal. 

Ana Paula Matos

A dança das cadeiras 

Segundo informação que circulou na Praça Municipal na última semana, o prefeito Bruno Reis estaria prestes a fazer uma "super mudança" no comando das prefeituras-bairros de Salvador. Dos 10 subprefeitos, quatro ou cinco deverão ser substituídos logo após o Carnaval. Há queixas de que alguns desses titulares estariam usando politicamente a estrutura para beneficiar candidatos específicos, gerando insatisfações em lideranças políticas do grupo. Outros deverão disputar uma vaga de vereador na próxima eleição. 

Bruno Reis

Quem fica e quem sai 

O coronel Sturaro, diretor da Prefeitura-Bairro do Pelourinho/Centro, e Alessandro, da subprefeitura de Cajazeiras, deverão disputar uma vaga na Câmara de Vereadores. O mesmo deve acontecer com o coordenador da Codecon, Zilton Kruger, ligado ao deputado federal Léo Prates, e com o diretor municipal de Esportes, Felipe Lucas. 

Coronel Sturaro ao lado prefeito

Aposta do PDT (

Outro que deve deixar a prefeitura é o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, ligado ao deputado federal Félix Mendonça Júnior. Jovem e bem avaliado, Omar é uma das apostas do PDT para assumir um mandado em 2025. E nessa conta dos que vão se desincompatibilizar de olho na próxima eleição estão também os ex-vereadores Beca e Pedro Godinho, que devem entregar seus cargos de assessor especial para tentar retornar à Câmara Municipal. 

Omar Gordilho

Mal-estar na esquerda 

A confirmação da pré-candidatura do vice-governador Geraldo Júnior a prefeito de Salvador tem causado um verdadeiro mal-estar na base do governador Jerônimo Rodrigues, sobretudo, nos partidos mais à esquerda. No PCdoB, por exemplo, o clima é de insatisfação. A cúpula do partido entende que eles têm mais peso político que o MDB na capital baiana, seja pelo número de deputados e vereadores, como de lideranças que mantém relação direta com a cidade.

Geraldo Jr e Jerônimo

Queixas 

Comunistas ouvidos pela Coluna Vixe! fizeram questão de externar as queixas oriundas do processo de escolha do emedebista, que foi liderado pelo próprio governador e por seu Conselho Político. A deputada estadual Olivia Santana, inclusive, foi obrigada a recuar da própria candidatura. 

Olívia Santana

Sentimento de menosprezo 

Lideranças do PCdoB dizem que o partido deu uma importante contribuição para a vitória do governador Jerônimo Rodrigues em 2022. No entanto, agora estariam sendo "menosprezados", tanto na disputa eleitoral desse ano, quanto na queda de braço para a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios. Os comunistas defendem a indicação do deputado Fabrício Falcão para a Corte de Contas.  

Fabrício Falcão

A expectativa do diálogo  

Teve gente graúda no PCdoB, inclusive, que disse ter esperado outra postura do governador, que "sinalizou o diálogo, mas imprimiu sua vontade pró-Geraldo", como enfatizou um figurão do partido. "Esperamos sentar pra conversar ainda sobre o TCM", pontuou um deles, cobrando equilíbrio do governador Jerônimo. 

Jerônimo e Geraldo Jr

A vice do PT 

E por falar na deputada Olívia Santana, ela defendeu ontem que o PCdoB não dispute a vaga de vice de Geraldo Júnior, que deve ser anunciada logo após o Carnaval. De acordo com a deputada, a vice deverá ser ocupada pelo PT. "Esse tema está em debate no diretório municipal, mas a minha opinião é que nós não deveríamos fazer essa disputa, até porque, a tendência, inclusive, é que o PT faça essa composição. É uma candidatura que o governador apresentou e certamente o PT deve fazer a composição", afirmou.

Olívia Santana 

Foco na chapa 

A deputada Olívia disse que o mais importante agora é o "PCdoB ter foco na sua chapa de vereadores, porque o Executivo é importante, mas o Legislativo também é". Hoje, o partido do tem na Câmara os vereadores Augusto Vasconcelos e Hélio Ferreira. O sonho dos comunistas é aumentar esse número para três parlamentares na próxima eleição.

Olívia Santana

O foco do PCdoB 

Dentro dessa perspectiva de fazer o partido crescer na próxima eleição, o PCdoB que sair de dois para três ou até quatro vereadores em Salvador, o que pode ser facilitado devido à junção de esforços da Federação com o PT e o PV. Os comunistas também querem centrar forças na eleição para prefeitos, na tentativa de sair dos 16 que possuem hoje para até 20 em toda a Bahia.

Augusto Vasconcelos

A vice dos sonhos 

A secretária estadual de Desenvolvimento Social, Fabya Reis, do PT, é a principal aposta do pré-candidato Geraldo Júnior para levar o partido para a sua campanha. Nos bastidores da política o que se fala é que Fabya é a vice dos sonhos de Geraldinho. 

Geraldo jr

Mulher, negra e combativa 

Vinculada à esquerda, a esposa do deputado federal Valmir Assunção tem ligação histórica com Movimento dos Sem-terra (MST). Ela é sempre lembrada como a vice dos sonhos de Geraldo, justamente por imprimir representatividade à chapa e mobilizar a militância petista para a campanha em Salvador. 

Fabya Reis

Eventos de campanha juntos 

Fabya, inclusive, já vem circulando ao lado de Geraldo Jr. em agendas na capital baiana. No domingo, mesmo, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, ela e o vice-governador participaram do lançamento do edital Mãe Gilda de Ogum pelo Ministério da Igualdade Racial e no Arrastão da Liberdade em Salvador. Os dois eventos foram divulgados por ambos em suas contas oficiais no Instagram.

Fabya e Geraldo Jr