Do recém-nascido ao idoso: Casa do Caminho oferece diversos serviços gratuitos aos vulneráveis há mais de 20 anos
"Nós tivemos a tarefa de materializar aquilo que já estava materializado no astral", conta gestora da instituição

- Compartilhe
O centro espírita Casa do Caminho, que desde outubro de 2001 tem a missão de ser um espaço de pronto atendimento espiritual, tem como pilar a caridade. Dentre as obras sociais desenvolvidas hoje pela casa, estão o grupo Ciranda da Alegria com idosos; o grupo de Apoio à Família; o grupo de Apoio às Gestantes em situação de vulnerabilidade; o Núcleo Jurídico Consultoria; o Lar de Idosos Lar Irmã Lourdes; o projeto Manvantara; além de muitas outras.
"A Casa do Caminho começou quando aconteceu um chamado da espiritualidade, convidando dois fundadores, que foi Francisco de Assis Barbosa de Araújo e Jessivaldo Bonfim. Esses dois receberam um chamado da equipe espiritual para que eles fundassem uma casa que fosse um pronto atendimento, daí surgiu o nome Casa do Caminho Pronto Atendimento Espírita. Nós tivemos a tarefa de materializar aquilo que já estava materializado no astral", disse Cristiane Araújo, gestora da instituição.
O grupo de Apoio às Gestantes em situação de vulnerabilidade, uma atividade que já é realizada gratuitamente desde 2007, é voltado para aquelas que esperam por um bebê, mas não possuem condições financeiras para tudo que envolve a criação de um bebê. Além de receberem cursos voltados para o maternar, essas mães recebem acolhimento, participam de atividades de valorização da autoestima e ganham um enxoval completo doado pela instituição.
Isabel Garcia, coordenadora do Grupo de Apoio a Gestantes, explicou como é feito o trabalho de acolhimento e educação de futuras mães em situação de vulnerabilidade. Segundo ela, esse elo com as mães e os bebês seguem após o parto, já que a Casa do Caminho também oferece atividades de acolhimento para os recém-nascidos.
"Elas têm aulas uma vez por semana, todas as terças-feiras, pela manhã. Aqui elas recebem cursos de diferentes tipos, mas acho que o objetivo maior desse trabalho é aumentar esse vínculo de amor entre mãe e bebê", contou Isabel.
Segundo a coordenadora, as assistidas passam cerca de quatro meses na instituição. "Durante esse tempo, uma vez por mês, elas recebem cesta básica, e quando estão perto de dar a luz, de parir, elas recebem um enxoval e um kit mamãe, que levam para a maternidade", complementou.
Todas as atividades demandam custos e a Casa do Caminho depende constantemente da ajuda dos doadores, que podem auxiliar não apenas com doações em dinheiro, como também com roupas (novas ou usadas) e objetos que podem ser vendidos no bazar da instituição gerando renda extra.
Faça sua doação à Casa do Caminho:
Caixa Economica - OP 003 - Agência:1019 - Conta/Corrente: 1351-0 - CNPJ - 05.220.467/0001-60 - Casa do Caminho Pronto Atendimento Espírita
Banco Itaú - Agência: 0129 - Conta/Corrente: 76025-2 - CNPJ 05.220.467/0001-60 - Casa do Caminho Pronto Atendimento Espírita
Banco do Brasil - Agência: 4340-0 - Conta/Corrente: 400.000-5 - CNPJ 05.220.467/0001-60 - Casa do Caminho-Pronto Atendimento Espírita.
PIX CNPJ - 05.220.467/0001-60
Já as doações de alimentos, móveis, roupas ou demais itens, podem ser feitas de forma presencial na instituição: Av.Ulysses Guimarães, nº 5.000 - Sussuarana, Salvador.