Brasil vai economizar R$ 96 bilhões em 2020 com Selic menor, diz Guedes

Para o ministro, "excesso de gastos", era o grande problema do Brasil nos últimos 40 anos

Por Jones Araújo
06/12/2019 às 15h09
  • Compartilhe
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

“As despesas de juros vão cair R$ 96 bilhões em 2020”, afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, na sexta-feira (6), em discurso em seminário sobre saneamento básico promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo ele, como resultado da queda da Taxa Selic, o país vai economizar no próximo ano, permitindo que o governo possa “gastar menos e melhor”. 

Para Guedes "excesso de gastos", era o grande problema do Brasil nos últimos 40 anos, de acordo com ele, chegou a 45% do PIB, o que demandou ao atual governo promover reformas estruturantes. “O controle dos gastos era, portanto, indispensável para nós e está por traz de tudo o que estamos fazendo”, disse.

Mesmo tendo que controlar os gastos, os principais vilões segundo o ministro eram os “privilégios na previdência” e o pagamento de juros da dívida pública. “O Brasil reconstrói uma Europa todo o ano sem sair da miséria”, disse ele afirmando que o pagamento de juros tem montante equivalente ao desembolsado pelo Plano Marshall para reconstrução dos países aliados após a Segunda Guerra Mundial.

Além das reformas em curso, Guedes enfatizou a reestruturação do foco do BNDES que, segundo ele, era “uma máquina de fazer campeões mundiais” ao destinar recursos para “quem tem mais poder político e econômico”. “Ninguém pode virar campeão mundial financiado com dinheiro público”, criticou. Com informações do  site G1.