Salvador confirma o 12º caso de varíola dos macacos

Do total de pacientes, 11 são homens

Por Bruno Brito
05/08/2022 às 20h00
  • Compartilhe
Foto: Nikos Pekiaridis/NurPhoto
Foto: Nikos Pekiaridis/NurPhoto

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou, na noite desta sexta-feira (5), o 12º caso de varíola dos macacos em Salvador. Segundo a pasta, do total, 11 são de pacientes do sexo masculino. Além disso, outros 76 casos seguem sob investigação na cidade.

De acordo com a nota da SMS, a partir de segunda-feira (8), o plano de ação montado pela Prefeitura de Salvador para o enfrentamento da monkeypox contará com 28 unidades básicas de referência para atendimento e coleta laboratorial.

"Além disso, a rede de atenção terá 16 unidades de urgência e emergência. Para facilitar o acesso às informações, a lista de unidades básicas de referência para atendimento e a coleta será publicada no site oficial da SMS e Prefeitura, e mídias sociais, com atualização periódica", diz o informativo da pasta.

Segundo a SMS, o fluxo de atendimento da rede de atenção básica para casos suspeitos da varíola dos macacos também foi definido. Desta forma, pacientes com algum sintoma devem se encaminhar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Em seguida, após a definição do caso como "Suspeito", "Provável" ou "Confirmado", o paciente será encaminhado para isolamento e, com a ocorrência de sinais de gravidade, em geral apenas para grupos de risco, será realizada a internação hospitalar. No entanto, para aqueles cuja gravidade não for constatada, a indicação será para isolamento domiciliar.

"Neste processo também será realizado o rastreamento de contatos próximos, a fim de descobrir novos possíveis infectados. Haverá ainda etapas de monitoramento e reavaliação clínica dos casos detectados", conclui a nota da SMS.