Atleta Cleriston Brito conduz Fogo Simbólico a Pirajá; confira programação do Dois de Julho

Cerimônia marcou o início da Festa da Independência em Salvador nesta sexta (1º)

Por Redação
01/07/2022 às 20h15
  • Compartilhe
Foto:  Lucas Moura/Secom
Foto: Lucas Moura/Secom

Conduzido pelo atleta Cleriston Brito, o Fogo Simbólico, que deixou a cidade de Cachoeira na quinta-feira (30), chegou na Praça General Labatut, em Pirajá, nesta sexta (1º) para ficar no panteão dedicado ao General Labatut. A cerimônia marcou o início das celebrações do Dois de Julho em Salvador.

Cleriston Brito declarou que o momento ficará eternizado em sua memória. "O sentimento hoje é de honra. Sou muito grato por ter sido selecionado para representar a minha cidade, que é Simões Filho, todo o estado e esse grupo de atletas. É muita gente que se esforça para que essa festa dê certo e representar a boa gente é muito importante", afirmou, emocionado.

Estiveram presentes no local o secretário de Governo (Segov), Julio Fon, representando o prefeito Bruno Reis; o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro; o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino Oliveira; e o tenente coronel Pires, do Exército Brasileiro. Na solenidade, foram hasteadas as bandeiras de Salvador, Bahia e Brasil. A Guarda Histórica do Exército também esteve presente fazendo a segurança do panteão.

A programação das celebrações pela consolidação da Independência do Brasil na Bahia é realizada pela Prefeitura de Salvador através da Fundação Gregório de Mattos. Este ano é a 199ª edição do festejo, que traz como tema "A construção da nossa história".

Fernando Guerreiro explicou que diversos heróis do Dois de Julho serão homenageados ao longo da programação.

"Estamos abrindo as comemorações pelos 200 anos da festa e este ano marca a volta às ruas, o retorno das atividades culturais todas e essa festa maravilhosa. O importante é que estamos aqui celebrando a nossa identidade e os heróis da Independência", afirmou.

 

Confira a programação

Neste sábado (2), dia oficial da celebração, a programação terá início às 6h com uma alvorada de fogos no Largo da Lapinha. O momento antecede a organização do cortejo cívico, previsto para ter início às 7h.

Com a presença de diversas autoridades, às 8h, haverá o hasteamento das bandeiras com a execução do Hino Nacional pela banda de Música da Marinha do Brasil. Em seguida, será realizada a colocação de flores pelas autoridades no monumento ao General Labatut. O cortejo cívico deverá ser iniciado às 8h30.

A programação comemorativa terá continuidade ao longo da tarde. Está previsto um novo cortejo cívico às 15h, que fará uma breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Já a expextativa é que os carros emblemáticos e as autoridades cheguem ao Campo Grande às 16h15.

No local, serão colocadas coroas de flores no Monumento do Dois de Julho, e o campeão olímpico de boxe, Hebert Conceição, realizará o acendimento da Pira do Fogo Simbólico.

Para marcar o encerramento da solenidade, o Coral da PM/Ba executará o Hino Nacional acompanhado da Banda de Música Maestro Wanderley, também da PM/BA.