Em greve, servidores do INSS protestam no centro de Salvador

Segundo sindicato, os atendimentos não estão sendo realizados

Por Redação
19/05/2022 às 11h53
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Servidores do INSS, juntamente com integrantes do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público, saíram em caminhada, nesta quinta-feira (19), para cobrar do Governo Federal uma solução para a greve da categoria que já dura 45 dias. O grupo marchou do Campo Grande até a agência das Mercês, no centro de Salvador, e recomenda que os usuários não compareçam às agências do INSS, pois os atendimentos não estão sendo feitos.

A pauta inclui a realização de concurso público, melhoria das condições de trabalho e reposição salarial de 19,9%. Conforme o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (SINDPREV), os atendimentos nas agências estão sendo agendados pelos terceirizados do INSS mesmo com a greve, o que faz com que o usuário se desloque até de outras cidades para um procedimento que não será realizado. 

"Isso é uma crueldade, por isso, pedimos que o usuário acompanhe os canais de comunicação do Sindicato durante a greve. Enquanto a paralisação não acabar, nenhum atendimento será feito", explica a diretora do SINDPREV, Alindaí Santana.

De acordo com o sindicato, na Bahia, há um déficit de 1 mil servidores. Isso faz com que haja atrasos nos processos de entrada de aposentadorias e benefícios. O movimento grevista está em negociação das pautas de reivindicações com o Governo Federal, mas até o momento não houve avanços.