"Democracia será garantida com eleição limpa e urna eletrônica", diz ministro Alexandre de Moraes

Moraes defendeu também, em seu discurso, que "quem ganhar será diplomado nos termos constitucionais" e que o Judiciário seguirá "fiscalizando e garantindo a democracia"

Por Redação
14/05/2022 às 16h42
  • Compartilhe
Foto: Reprodução / Poder 360
Foto: Reprodução / Poder 360

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que será o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante o pleito deste ano, afirmou neste sábado (14) que a democracia no Brasil será garantida com "eleições limpas, transparentes e por urnas eletrônicas". A fala ocorreu durante sua participação no Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvador.

Moraes defendeu também, em seu discurso, que "quem ganhar será diplomado nos termos constitucionais" e que o Judiciário seguirá "fiscalizando e garantindo a democracia". A fala do ministro ocorre por conta de uma nova crise envolvendo o Executivo e o Judiciário e, desta vez, a tensão entre os Poderes é motivada por questionamentos do presidente Jair Bolsonaro (PL) à eficácia e segurança do processo eleitoral. O mandatário do Planalto direcionou novos ataques em respeito às urnas eletrônicas.

Segundo Moraes, as instituições democráticas são atacadas por "milícias digitais". "Estas produzem conteúdo falso, notícias fraudulentas. Elas têm o mesmo ou mais acesso que a mídia tradicional", criticou, indicando que os grupos antidemocráticos atuam para deslegitimar a "mídia tradicional".

O magistrado ainda criticou a influência da internet e das redes sociais. "As plataformas e a internet deram voz aos imbecis. Hoje qualquer um se diz especialista. Ou seja, veste terno, gravata, coloca painel falso de livros no fundo do vídeo e fala desde a guerra da Ucrânia até o preço da gasolina, além de atacar o Judiciário", disparou o ministro.

*Com informações do Metrópoles