Responsáveis devem assinar autorização para vacinação de crianças contra a Covid-19; Confira o modelo

O documento está disponível no site da SMS

Por Redação
13/01/2022 às 18h46
  • Compartilhe
Foto: Paul Hennessy / SOPA Images/Sipa USA
Foto: Paul Hennessy / SOPA Images/Sipa USA

A Prefeitura de Salvador vai dar início, nesta sexta-feira (14), à vacinação contra a Covid-19 em crianças com idades entre cinco e 11 anos. O prefeito Bruno Reis (DEM) afirmou que a capital baiana receberá 16 mil doses neste primeiro lote da vacina da Pfizer.

Contudo, para receber o imunizante, a criança vai precisar que o pai ou responsável entregue um documento preenchido autorizando a vacinação. O documento está disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde. Porém, também é possível fazer a autorização de próprio punho, assinada e concordando com a aplicação. O documento é uma orientação do Ministério da Saúde. 

Ainda segundo o gestor, para agilizar o processo da vacinação, o ideal é que a autorização seja levada já preenchida. "É uma exigência que vamos cumprir, mas nosso objetivo é facilitar. Caso a criança vá com algum parente é importante levar essa declaração que pode ser do (próprio) punho do pai (ou responsável). Há declarações disponíveis nas nossas redes, a pessoa pode imprimir e só assinar", diz.

Segundo Reis, a vacinação começará por crianças com deficiência. "A previsão é amanhã [sexta] à tarde iniciar a vacinação pelas organizações sociais que trabalham com crianças com deficiência e no sábado (15) vamos abrir para todas as crianças com 11 anos. Infelizmente só estão chegando 16 mil doses e temos um universo de pouco mais de 20 mil crianças com 11 anos em Salvador", relatou.

A capital baiana tem 149.214 crianças cadastradas na faixa entre cinco e 11 anos, e este público receberá o imunizante da Pfizer, em uma dose com 0,2 ml e composição específica para esse grupo etário.