"É necessário sempre avaliar o caminho em que se está andando para corrigir a rota", diz Sergio Manzione

Psicólogo destaca outro ponto importante: aprender a se perdoar diante dos próprios erros

Por Jones Araújo
27/12/2021 às 15h58
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em entrevista para o colunista do A Tarde e editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, o psicólogo Sergio Manzione afirma que é necessário sempre avaliar o caminho em que se está andando para corrigir a rota. Esta reflexão pode ser feita neste final do ano.

"É muito importante avaliar o que foi feito errado ou resultou em algo frustrante. O erro não é o problema central, mas, sim, o que você faz depois de cometê-lo. Erros não devem ser encarados como fontes de sofrimento, mas como fatos que nos ensinam a compreender o que aconteceu, e fazer diferente. Olhe para o erro de forma objetiva, procure a solução e faça novamente. Se você errar novamente, procure entender onde e porque errou, procure aprender como fazer diferente, e faça", diz.

Ele destaca outro ponto importante: aprender a se perdoar diante dos próprios erros, "pois não há ninguém perfeito e, tenha certeza, você não é uma exceção, nem aquela pessoa que você admira tanto", pontua.

"De forma ampla, é preciso avaliar sinceramente nossos pontos fortes e reforçá-los, e olhar os pontos fracos e fortalecê-los. Errar, como disse Thomas Edison, é aprender uma nova maneira de não fazer".