Bélgica detecta 1º caso de nova variante da Covid-19 na Europa

A cepa preocupa pois tem 50 mutações

Por Redação
26/11/2021 às 12h05
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O primeiro caso de infecção por Covid-19 ligado à variante B.1.1.529 do coronavírus, foi detectado nesta sexta-feira (26), na Bélgica. É a primeira vez que a nova variante foi identificada na Europa, informou um virologista ligado à agência de saúde do país.

Em uma rede social, o cientista Marc Van Ranst, colaborador do Sciensano - instituto nacional de saúde pública - afirmou que a variante foi encontrada em um viajante que vinha do Egito.

A variante preocupa pois tem 50 mutações - algo nunca visto antes -, sendo mais de 30 na proteína S (spike) - a "chave" que o vírus usa para se acoplar às células, alvo da maioria das vacinas disponíveis.

Registrada pela primeira vez na África do Sul, várias nações já vêm restringindo voos com origem neste país e estão ampliando as restrições de circulação para tentar conter esta nova cepa. Na quinta-feira (25), o Reino Unido restringir viagens à África do Sul e mais cinco países do continente. Nesta sexta, a Comissão Europeia propôs a suspensão dos voos do sul da África para a União Europeia.

A Alemanha anunciou que não aceitará a entrada de viajantes procedentes da África do Sul e a Itália informou a proibição de entrada em seu território de qualquer pessoa que esteve em 7 nações do sul da África nos últimos 14 dias.

 

*Com informações do G1.