União Europeia propõe suspender voos do sul da África devido a nova cepa do coronavírus

Itália e a Alemanha já proibiram ou planejam vetar a chegada de viajantes da África do Sul

Por Redação
26/11/2021 às 08h25
  • Compartilhe
Foto: reprodução/ Agência Brasil
Foto: reprodução/ Agência Brasil

A Comissão Europeia vai propor aos 27 países membros da União Europeia a suspensão dos voos do sul da África após a detecção de uma nova variante do coronavírus, anunciou nesta sexta-feira (26) a presidente do Executivo europeu, Ursula von der Leyen, em uma rede social.

O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (26), um dia após o Reino Unido restringir viagens à África do Sul e mais cinco países do continente devido a descoberta da variante. Países como a Itália e a Alemanha já proibiram ou planejam vetar a chegada de viajantes da África do Sul. A presidente da Comissão Europeia não revelou quantos países do sul da África seriam afetados pela proposta, que vai ser apresentada aos 27 países membros do bloco europeu na reunião desta sexta. Antes mesmo da reunião, a Alemanha já anunciou que não aceitará a entrada de viajantes procedentes da África do Sul e a Itália informou a proibição de entrada em seu território de qualquer pessoa que esteve em 7 nações do sul da África nos últimos 14 dias.

Os 6 países afetados pela decisão britânica são: África do Sul, Namíbia, Lesoto, Botsuana, Eswatini e Zimbábue. Além destas nações, a Itália restringiu também viagens de Moçambique.

"A situação está evoluindo muito rápido, queremos ter garantias máximas para frear a expansão da variante", afirmou um porta-voz da Comissão Europeia à agência de notícias France Presse.

Leia: Nova variante da Covid-19 é descoberta na África do Sul