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Brazil Immersive Fashion Week acontece de 26 a 30 de outubro

Em versão ampliada, 2ª edição do evento convida a pensar o futuro da moda e da cultura no mundo 5G

 

A Brazil Immersive Fashion Week, primeira semana de moda da América Latina dedicada à integração da moda com a tecnologia, acontece a partir do dia 26 de outubro. O evento foi criado no ano passado, com o objetivo de abrir espaço para que marcas, artistas e profissionais independentes experimentem outros formatos de criação, produção e apresentação de coleções a partir das novas realidades imersivas.

Com o leilão do 5G anunciado pelo governo para 4 de novembro deste ano e a previsão para implementação nas capitais até julho de 2022, conceitos como metaversos, blockchain, realidades expandidas, inteligência artificial, wearables e internet das coisas não poderão mais ser ignorados pelo mercado de moda, arte e tecnologia.

“Criar espaços para novas experiências estéticas a partir da tecnologia é abrir lugar para discussões sobre os impactos das mudanças globais na nossa cultura. Apenas através do conhecimento, nós vamos conseguir passar de meros usuários da tecnologia para agentes críticos sobre o mundo que, em breve, será imposto a todos nós”, fala Olivia Merquior, idealizadora do evento.

A segunda edição da BRIFW celebra a parceria com o centro de inovação STATE, localizado na Vila Leopoldina em São Paulo, e marca a construção conjunta da vertical de novas realidades do espaço, com lançamento marcado para 2022. 

A parceria vai montar laboratórios equipados com tecnologia de ponta e abrirá o espaço para o desenvolvimento de residências, cursos e soluções em colaboração com artistas e grandes empresas de moda, cultura e entretenimento.

O aumento no número de marcas interessadas em participar do BRIFW demonstra como as novas tecnologias imersivas vem se tornando mais acessíveis para criadores de moda. 

Na primeira edição, a BRIFW contou com 3 estilistas brasileiros e 6 latinos, além da Rider, que lançou seu projeto anual de sustentabilidade, totalizando 10 desfiles e 6 países representados. Em apenas um ano, o line-up da BRIFW passa para 18 marcas e 10 países: Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, México, Colômbia, Equador, Uruguai, Venezuela e Peru.

Entre as marcas confirmadas no BRIFW estão: o estilista Lucas Leão, que fez um desfile phygital no centro de inovação STATE em São Paulo; a Nous Étudions, marca argentina e única latinoamericana já selecionada para o prêmio LVMH e a estilista francesa Clara Daguin, conhecida por suas coleções iluminadas, que falará sobre suas experiências com a Google Jacquard.

   Zebra 3D Fashion Studio

A transmissão dos desfiles acontece no dia 30 de outubro a partir de 17h, no site da BRIFW, no YouTube e nas redes sociais do evento. Apesar dos desfiles remotos, os estilistas poderão assistir suas apresentações ao vivo, com convidados, em um metaverso customizado para cada marca. 

Para o acesso ao metaverso será necessário convite, mas assim como no ano passado, quem quiser sentar na “Fila A” infinita dos desfiles, poderá enviar seus vídeos e participar da transmissão oficial do dia 30. Saiba mais neste link: https://brifw.notion.site/

Immersive Talks

Do dia 26 a 29 de outubro, nos mesmos canais de transmissão dos desfiles, acontecerá o Immersive Talks, ciclo de conversas que chama a audiência para descobrir soluções de mercado e a refletir sobre o impacto das novas tecnologias na cultura global.

“O Talks equilibra a perspectiva de grandes empresas com jovens artistas e pensadores da cultura, universidades tradicionais e centros de educação disruptiva, marcas conhecidas e outras emergentes, mas todas são vozes com impacto na construção do nosso futuro”, comenta Olivia. 
“A ideia é trazer assuntos sobre tecnologia e cultura de forma acessível e desmistificar os termos que tanto assustam as pessoas”, completa.

Serão 20 painéis transmitidos ao vivo a partir do dia 26 e salvos no YouTube da BRIFW. Entre os convidados estão The Fabricant, primeira marca do mundo a vender uma peça digital em nft; a plataforma de moda internacional SHOWStudio, entre outros. 

Todas as informações sobre o evento e as ações paralelas estarão disponíveis no site brifw.com e também nas redes do Discord e Instagram.