Derrota de Mendonça em sabatina no Senado já é dada como certa por integrantes do Planalto

Membros do governo ligados ao Centrão trabalham fortemente contra a nomeação do ex-AGU

Por Redação
14/10/2021 às 08h43
  • Compartilhe
Foto: Isac Nobrega/PR
Foto: Isac Nobrega/PR

Ainda no aguardo da sabatina, no Senado, que pode render a ele a nomeação ao cargo de ministro do Supremo Triunbal Federal (STF), André Mendonça pode ver suas pretensões naufragarem, uma vez que entre ministros do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e integrantes do Palácio do Planalto é dada como certa a rejeição do nome dele na Casa Legislativa.

Conforme a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, auxiliares do presidente afirmam que o chefe do Executivo acredita na vitória do indicado, apesar de ministros terem feito previsões para o chefe na direção oposta, já que membros do governo ligados ao Centrão trabalham fortemente contra a nomeação de André Mendonça.

A perspectiva de derrota projetada dentro do Palácio também foi levada, nos últimos dias, a algumas lideranças evangélicas no Congresso aliadas a Mendonça. O argumento apresentado segue na linha de que o "terrivelmente evangélico" escolhido por Bolsonaro é lavajatista e prejudicará a classe política ao vestir a toga.

Nesta semana, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) entrou em cena para tentar destravar a sabatina. Depois de almoçar com Alcolumbre na última segunda-feira (11), marcou para esta quinta-feira (14) um encontro entre o senador e o pai.

Alcolumbre, no entanto, sinalizou a aliados que pode desistir da conversa após Bolsonaro declarar que ele joga "fora das quatro linhas da Constituição".