Liniker apresenta o seu primeiro álbum solo, "Índigo Borboleta Anil"

Milton Nascimento, Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz são convidados da artista

 

Por Redação
10/09/2021 às 12h14
  • Compartilhe
Foto: Caroline Lima
Foto: Caroline Lima

Os fãs da Liniker podem celebrar! A cantora lança hoje (10) seu primeiro álbum solo: "Índigo Borboleta Anil". Onze músicas compõem esta nova empreitada da artista - e o disco  acaba de chegar aos serviços de streaming (ouça aqui).  Feito para dançar, o trabalho traz participações de Milton Nascimento, Tássia Reis, Tulipa Ruiz, DJ Nyack, Orquestra Jazz Sinfônica,  Letieres Leite e  Orkestra Rumpilezz.

"Eu me vejo nele", comenta Liniker sobre Índigo Borboleta Anil. "Quando eu o ouço, percebo que é um álbum de groove, um trabalho preto que circula bem no hip hop e, ao mesmo tempo, tem uma orquestra que poderia estar em um filme da Pixar". 

Essa pluralidade faz com que a artista prefira não colocar o disco em uma prateleira ou em uma caixinha com uma única definição: "é um álbum de música do começo ao fim: nas pausas, nos silêncios, nos textos e nas trocas". 

"Clau" inicia a sequência e dá o tom do que está por vir. Com a presença da Orquestra Jazz Sinfônica e harpa tocada por Jennifer Campbell, a canção tem uma letra que homenageia Claudete, cachorra que a cantora adotou. Trata-se de um abre-alas sobre o cuidado e o afeto que permeiam o trabalho. 

"Logo no começo, apresento algo dançante e que dança do jeito que eu gosto de dançar", revela Liniker. Na sequência, vem "Antes de Tudo", que foi a primeira composição que a artista escreveu na vida, aos 16 anos de idade, e que teve a participação de Letieres Leite e da Orkestra Rumpilezz.

Em inglês, "Lili" é a maneira como a artista, nascida em Araraquara, no interior de São Paulo, se traduz em outro idioma. É a forma como ela pincela os sons que escutou ao longo da vida, como Diana Ross, Barry White e Stevie Wonder. 

"Psiu" foi um dos singles lançados previamente, assim como "Baby 95" (composta por Liniker ao lado de Mahmudi, Tássia Reis e Tulipa Ruiz) e "Presente".  "Lua de Fé" representa a intuição que é tão importante nas vivências da artista. 

"Lalange" fala sobre a criança de Liniker e também sobre Miguel Otávio Santana, menino de 5 anos de idade que caiu do nono andar de um prédio de luxo, no Recife, e que estava aos cuidados da patroa de sua mãe, Mirtes Renata Souza. 

"Eu quis falar das nossas crianças, além dessas mães que estão cansadas e que não aguentam mais chorar", compartilha. "É uma maneira de devolver essa música para minha mãe, para Mirtes e para o Miguel", comenta. 

A presença da voz de Milton Nascimento dá uma dimensão ainda maior à "Lalange". "Ter o Milton Nascimento ali, foi como olhar para a minha ancestralidade em tempo real. Frequentemente, o sonho  não é permitido para as pessoas pretas. Milton representa essa possibilidade. Eu olho para a minha criança, que é o meu passado, vejo o meu presente e olho para o futuro e, nesse fluxo, Milton é a minha seta", define.

"Diz Quanto Custa" (escrita por Liniker com Tássia Reis, Mahmundi e Vitor Hugo) é um samba rock e entra na reta final de Índigo Borboleta Anil, trazendo o groove e a cadência que Liniker cresceu ouvindo dentro de casa. 

"O significado dessa música é muito especial, porque ela me diz que consegui chegar no âmago das minhas referências. É um samba rock para minha mãe dançar", afirma. 

Vitoriosa" encerra Índigo Borboleta Anil em festa. É um grito em formato de samba-enredo. "Quero que a alegria seja uma condição de todas nós. Quando eu me coloco como vitoriosa, é uma forma de estar politicamente ativa também", afirma Liniker.