Praia do Forte inicia temporada de observação das baleias com retorno do turismo ecológico

Hotéis e empresários do distrito de Mata de Mata de São João se dizem otimistas para receber visitantes durante o segundo semestre deste ano 

Por Francisco Artur
06/08/2021 às 16h46
  • Compartilhe
Foto:  Enrico Marcovaldi/Projeto Baleia Jubarte
Foto: Enrico Marcovaldi/Projeto Baleia Jubarte

O mar do distrito de Praia do Forte, localizado a cerca de 80 Km de Salvador, abriu alas para receber as baleias vindas da Antárdida com o objetivo de se acasalar e reproduzir nas águas calmas e quentes da costa. Intitulado pelos moradores do local como 'Baleiada', a chegada dos animais tem atraído turistas e fomentado a ocupação de hotéis e pousadas na Praia do Forte.    

Sócio da agência de turismo PortoMar, Paulo Limoncic reconheceu que a observação dos animais oriundos do continente de gelo no período da baleiada - entre julho e outubro -  tem servido como pretexto para recuperar o setor de turismo no distrito, atraindo visitantes de todo o país.  

"A baleiada ocorre todo ano, durante esses meses, e atrai o chamado ecoturismo. É que, neste ano, a observação das baleias está acontecendo junto com o período de reabilitação do turismo em Praia do Forte, portanto nós estamos recebendo muita demanda por passeios", afirmou o empresário.

Além de sócio da agência de passeios turísticos, Paulo é responsável pela acomodação da Praia do Forte Hostel. No distrito pertencente à cidade de Mata de São João, julho significou o mês de reaquecimento do turismo, já que a ocupação hoteleira neste período girou em torno de 40 a 60%, segundo a Associação Comercial e Turística da Praia do forte (Turisforte).

Paulo é responsável pela acomodação da Praia do Forte Hostel

Este cenário de volta econômica deixa o empresário Marcos Zarpellon otimista para o segundo semestre deste ano. Sócio do Porto Zarpa Hotel, ele interpreta os resultados de julho como um 'marco zero' para projetar uma tendência de crescimento do turismo ao longo do ano.

"No ano passado, muitos negócios fecharam por causa da pandemia. Neste ano, os meses de fevereiro e março foram marcados pela segunda onda da doença. Já de julho em diante, estamos vendo o avanço da vacinação no país junto com um desejo de viajar. Diante disso, Praia do Forte está no radar para receber os turistas", disse Marcos.

Na avaliação dele, o foco neste ano será o turismo nacional. Marcos diz que o distrito recebeu uma grande quantidade de famílias principalmente vindas do sul e do sudeste do país. "Como julho houve férias escolares, as famílias conciliaram o tempo para virem aqui", explicou. 

Marcos Zarpellon está otimista para o segundo semestre deste ano

Assim como o sócio do Porto Zarpa Hotel, o dono da Portomar e do Praia do Forte Hostel compreende que o turismo do distrito neste ano será preenchido por pessoas do Brasil. "Não há como projetar turismo internacional neste momento, porque ainda estamos nos recuperando da pandemia e a imagem do país precisa ser melhorada no exterior", argumentou Paulo.