Estudo relaciona Covid-19 como causa de problemas cognitivos e demência

Foram analisados 200 voluntários, com 60 anos ou mais, residentes da Argentina, que foram infectados pelo novo coronavírus

Por Redação
30/07/2021 às 10h09
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Sintomas de demência parecidos com os do Alzheimer foram notados por pesquisadores em pessoas que tiveram a Covid-19. Divulgado por um consórcio internacional de cientistas nesta quinta-feira (29), o estudo avalia consequências da doença causada pelo coronavírus a longo prazo no sistema nervoso central. 

Segundo a pesquisa, além dos sintomas respiratórios já conhecidos, muitas pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus apresentam sintomas neuropsiquiátricos de curto ou longo prazo, incluindo perda de olfato e paladar e déficits cognitivos e de atenção. Em alguns casos, esses sintomas neurológicos persistem.

A probabilidade de desenvolver problemas cognitivos é maior entre as pessoas que perderam o olfato. De acordo com os cientistas, de três a seis meses após a infecção, mais da metade das pessoas apresentou problemas persistentes de esquecimento.

Cerca de um quarto delas teve problemas adicionais de cognição, como linguagem e disfunção executiva. 

"Estamos começando a ver conexões claras entre a covid-19 e problemas com cognição meses após a infecção", disse em nota o Dr. Gabriel de Erausquin, professor de neurologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, um dos realizadores da pesquisa.

Foram analisados 200 voluntários, com 60 anos ou mais, residentes da Argentina, que foram infectados pelo novo coronavírus.