Alta nos preços do minério viabiliza projetos da Santa Fé na Bahia

Meta da companhia é investir em torno de US$ 100 milhões para erguer unidade capaz de produzir até 3 milhões de toneladas de minério de ferro entre Brumado e Lagoa Real

Por Redação
15/05/2021 às 12h40
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Foto: Divulgação
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A empresa Santa Fé Mineração aproveitará a alta nos preços do minério de ferro para iniciar, no primeiro trimestre de 2024, a produção da commodity no sul da Bahia. 

A meta da companhia, segundo informações do jornal Valor, é investir em torno de US$ 100 milhões para erguer uma unidade capaz de produzir até 3 milhões de toneladas entre as cidades de Brumado e Lagoa Real.

Criada em 2010 pelo executivo Frederico Robalinho, a Santa Fé era um braço de mineração da Brazil Energy, empresa controlada pela família de Robalinho que atua no setor de geração de energia.

O executivo decidiu então separar o setor de mineração em uma empresa, nascendo assim a Santa Fé. Robalinho explica que, desde então, passou a se dedicar integralmente à mineradora, enquanto os filhos já administravam a Brazil Energy.

"Eu recebo dividendos da Brazil Energy e resolvi investir", diz Robalinho, acrescentando que, até o momento, os gastos da Santa Fé foram feitos com recursos próprios.

 

Formas de financiamento

O responsável pela Santa Fé, porém, admite a busca por novas formas de financiamento. "Pode ser um investidor estratégico, talvez abrir o capital. Temos caminho bastante interessante pela frente. Estamos examinando as melhores alternativas", diz.

O plano da empresa é começar com uma pequena produção até atingir 1,5 milhão de toneladas. Para escoar o volume, a Santa Fé busca um entendimento com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que passa em Brumado a cerca de 40 quilômetros das áreas de onde o minério será extraído.

A empresa analisa se fará o transporte por caminhões até a ferrovia ou se investirá em esteiras carregadoras até um terminal na FCA. A ferrovia levará a produção da Santa Fé até o Porto de Aratu, em Salvador.

A empresa espera atingir a capacidade total da unidade, de 3 milhões de toneladas, apenas entre dois e dois anos e meio depois do início das atividades.

Até lá, a expectativa de Robalinho é que esteja em operação a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que passará, nas palavras do executivo, "quase que por cima" das áreas da Santa Fé e desembocará no futuro Porto de Ilhéus.

Tanto o porto quanto a ferrovia tiveram a concessão arrematada pela Bahia Mineração (Bamim) e deverão estar prontos até 2025.