Artigo: O que faremos com Whatsapp?

Por Lucila Didier*
15/05/2021 às 08h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Abro os olhos pela manhã e a primeira coisa que vejo no meu telefone é a publicidade do Newsletter do jornal El País, da Espanha, com a pergunta desconfortável: o que faremos com Whatsapp?

A pergunta não é casual, a empresa vem anunciando que vai modificar as suas políticas de privacidade e o dia 15/05 é o limite para aceitar ou recusar as mesmas. O que vai acontecer se não aceitarmos  imediatamente? A empresa já afirmou que os usuários perderão acesso a algumas funções e, daqui a pouco, já não poderão usar mais o serviço.

A razão para ter dúvidas é clara: a partir de agora a empresa habilita as conversas com empresas para nos vender produtos, e ainda mais, Whatsapp e Facebook vão compartilhar nossos números de telefone com estas empresas gerando uma enorme perda de privacidade.

Como dizer que não há um gigante das comunicações? Como dizer a Mark Zuckerberg que o mundo nao continuará a dizer sim para ele? Nós queremos dizer não?

Estima-se que dos 7,83 trilhões de pessoas no mundo 5,22 são usuários de telefones celulares e outros 4,66 da internet, o que representa mais do 50% da população conetada. Desses, estima-se que no último tempo havia dois trilhões de perfis de Whatsapp ativos, e que o aplicativo foi o terceiro mais descarregado no mundo em 2020 (atrás de Facebook e Tik Tok). No Brasil, é calculado que tem 120 milhões de usuários do Whatsapp, sendo o aplicativo segundo lugar dos mais descarregados em 2020, só após o Facebook, ambos de propriedade de Zuckerberg.

Com esses números é bem difícil pensar numa resposta mundial negativa às perdas de privacidade que estas atualizações impõem, porém, a pergunta que devemos fazer não é o que faremos sem  o Whatsapp, mas, sim, o que fazemos com nossa privacidade? Que fazemos com nossos dados? Importante lembrar que, sempre, quando não pagamos por um produto é porque, seguramente, somos a mercancia dessas gigantes tecnológicas.

*Lucila Didier
Universidade Federal da Bahia, doutoranda em Educação - GEC/EDUTEC
didierlucila@gmail.com

-------------
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!