Baixa vacinação em pessoas com comorbidades pode aumentar número de casos graves da Covid-19, alerta médica

Situação também preocupa Prefeitura de Salvador, que vem cadastrando automaticamente pacientes assistidos pelo município 

Por Francisco Artur
10/05/2021 às 21h00
  • Compartilhe
Foto: Acervo Pessoal
Foto: Acervo Pessoal

O fato de pacientes com comorbidades terem maior potencial de desenvolver casos mais graves da Covid-19 é o principal motivo para a médica Márcia Sampaio acender o sinal de alerta para o baixo número de imunizados deste público, em Salvador.

Endocrinologista do Ambulatório de Diabetes do Hospital Santo Antônio - vinculado às Obras Sociais Irmã Dulce -, no Largo de Roma, ela diz considerar "baixa" a procura de pacientes para solicitar ao médico o cadastramento da lista de comorbidades, no site da Prefeitura de Salvador (acesse aqui).

"No ambulatório, há poucos pacientes me pedindo [o cadastro]. Sem dúvida, é preocupante a pessoa com comorbidade não tomar a vacina porque há o risco de evolução da doença neste público", explica Márcia.

A situação relatada pela médica tem representação em número. Isso porque, até esta segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde Salvador (SMS) informou que apenas 41.170 pessoas do total de 152,8 mil com comorbidades já se vacinaram.


Desconhecimento do quadro de saúde

Ainda não é possível definir o motivo pelo qual esse público tão ameaçado pela Covid deixe de se vacinar contra o coronavírus em Salvador. 

Segundo a prefeitura, a explicação pode ser um "desconhecimento de alguns indivíduos tanto em relação ao direito de acesso à vacina quanto ao seu quadro clínico de saúde". 

Além disso, a burocracia de ter que ir ao médico para incluir o nome na lista de comorbidades contempladas na vacinação também pode ser um empecilho. 


Cadastro automático

Diante disso, o município alterou a forma de cadastro das pessoas com comorbidades. Pacientes com hipertensão que retiram medicamentos na rede pública e diabéticos que fazem tratamento ou retiram remédios pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já foram cadastrados automaticamente para a vacinação contra a Covid.

O cadastramento automático, segundo a SMS, também abrangeu os pacientes com doença falciforme que fazem tratamento pelo SUS em Salvador.