Fundo Mubadala, que comprou a RLAM, pode adquirir Braskem

Segundo especulações,negociações já estariam em andamento

Por Redação
18/04/2021 às 11h09
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo especulações, o fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, Mubadala, que já comprou a Refinaria Landulpho Alves (RLAM), já teve conversas com a Odebrecht (agora Novonor), sobre a compra da fatia de 50,1% da Braskem.

Segundo informações da Coluna do Broadcast, as negociações com o fundo estão em pleno andamento, mas espera-se também  que a holandesa LyondellBasell, que quase comprou a Braskem em 2019,  retome as negociações. A possibilidade de uma venda fatiada da empresa não está descartada, mas a Novonor afirma que o objetivo é vender a participação da Novonor na empresa de forma consolidada.

É até possível que um consórcio de empresas assuma a compra com cada player ficarndo com a parte que mais interessa. Por exemplo, Mudabala levaria os ativos da empresa no Nordeste, onde está a RLAM; e Ultrapar, que já mostrou interesse na compra de uma refinaria da Petrobras no Rio Grande do Sul, compraria os ativos naquela região. Mas tanto Mubadala quanto LyondellBasell têm dinheiro e capacidade de gestão para comprar sozinhas a Braskem inteira, que na bolsa vale U$$ 7 bilhões, aproximadamente, menos do que ofereceu a Lyondell, cerca de US$ 10 bilhões, em 2019.

* Com informações do site Bahia Econômica