VLT do Subúrbio começa operar em 2022

Classificado como veículo leve de transporte do tipo monotrilho, o VLT funcionará com base em 25 paradas em duas linhas, beneficiando cerca de 600 mil moradores da região

Por Flávio Gomes
08/04/2021 às 09h36
  • Compartilhe
Foto: Divulgação Skyrail Bahia
Foto: Divulgação Skyrail Bahia

O governador Rui Costa (PT) conheceu, nesta quinta-feira (8), a primeira composição do VLT do Subúrbio, finalizada na fábrica da BYD, na China.

Além do governador da Bahia, participaram da transmissão on-line, diretores da empresa chinesa, o vice-governador João Leão (PP) e o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Nelson Pelegrino.

"Tenho o profundo orgulho, neste momento, de comemorar com o povo da Bahia, a parceria com o povo chinês. Fica claro que o Brasil é um país de enorme potencial e com diálogo e com a união de povos, podemos fazer parcerias em várias áreas", disse Rui Costa.

"O que estamos dando hoje é um exemplo ao Brasil. Quando dois países se juntam é sinal de importância fundamental. Hoje é dia de felicidade e dizer que valeu à pena todo o esforço. Parabéns Rui Costa, parabéns diretoria da BYD, toda a embaixada chinesa e todos que fizeram a coisa acontecer", comemorou João Leão.

Classificado como veículo leve de transporte do tipo monotrilho, o VLT funcionará com base em 25 paradas em duas linhas, beneficiando cerca de 600 mil pessoas que vivem na região do Subúrbio. O modal trará agilidade e conforto aos passageiros por meio de um sistema composto por carros elétricos e energia 100% limpa, desenvolvido pela Skyrail Bahia. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 2,5 bilhões na construção do sistema.

"A parceria com a BYD colocou a Bahia como a segunda maior extensão de metrô do Brasil e agora dá um passo largo para a modernização do seu transporte, com esse veículo que vai substituir o trem das décadas de 40 e 50 e que não reunia mais condições operacionais de conforto e atualização tecnológica e velocidade que este veículo proporciona", disse Rui.

Planejado para operar em 2022, o novo modal representa mudanças ambientais, de saúde e inclusão.

"Isso ganha com certeza o meio ambiente, com um transporte ecologicamente sustentável e moderno, ganha a saúde da população, que nós vamos retirando volume de transporte com queima de combustão, que prejudica a saúde das pessoas e do meio ambiente, e ganham as cidades, Salvador e Simões Filho, abrindo um novo vetor de desenvolvimento econômico, social e de inclusão das pessoas, na medida que vamos gerando renda e emprego para a população", explicou o governador.

"Essa é a primeira parceria de muitas que faremos com a BYD", concluiu.