Após secretário postar foto em academia, sócio-diretor da rede Hammer defende reabertura dos espaços

Vitor Urpia quer inclusão dos estabelecimentos na lista de atividades essenciais durante a pandemia 

Por Francisco Artur
17/03/2021 às 19h45
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Após o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, publicar fotos em que aparece praticando exercícios em uma academia em seu perfil oficial no Instagram, após ser curado da covid, empresários do setor se manifestaram, nesta quarta-feira (17), pela inclusão dos estabelecimentos do gênero na lista de atividades essenciais. 

Com a validação do decreto de toque de recolher no estado, apenas espaços considerados essenciais - como farmácias, supermercados, serviços de saúde e restaurantes com delivery - podem funcionar mediante rígidos protocolos sanitários.

O sócio-diretor da rede Hammer Fitness Club, Vitor Urpia, defende a reabertura das academias. Para ele, espaços de exercícios físicos "não apresentam problemas, mas sim a solução de uma parte da pandemia".

Amparado em uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Academias (Acad), o empresário argumenta que esses estabelecimentos são responsáveis por apenas 0,5% da contaminação por coronavírus.

"A academia já é considerada um locais menos propícios a contrair qualquer tipo de vírus, ainda mais com as medidas de segurança, como máscaras, álcool em gel, distanciamento entre aparelhos e entre pessoas", disse.

Para sustentar sua tese do quão importante seria o exercício em academias durante a crise sanitária, o sócio da Hammer citou o eventual plano de atividade física do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, que foi infectado pelo coronavírus em fevereiro. 

"A academia melhora a imunidade, com as atividades cardiovasculares, além de ser importante na recuperação após o tratamento da Covid, o que provavelmente o secretário [Villas-Boas] estava executando", disse. 

Procurada pela reportagem do Portal M! para falar sobre a publicação de Fábio Villas-Boas no Instagram, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) ainda não se posicionou.

*Matéria em atualização