Transição de shampoo: saiba como fazer a mudança da versão convencional para uma mais saudável

Consumo de produtos naturais é tendência para este ano

Por Redação
11/02/2021 às 09h48
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Muito provavelmente você já ouviu falar em transição capilar. Mas e em transição de shampoo? Pode soar estranho mas, é o que muitas pessoas que estão adotando uma linha mais natural de cuidados de beleza estão passando ultimamente. E olha que não é pouca gente. Segundo dados de uma análise anual divulgada pelo Pinterest, as buscas por produtos naturais de beleza cotidiana aumentaram 180% no ano anterior, o que indica que essa tendência é forte para 2021.

E para quem quer entrar nessa onda, mas não sabe como começar, não se preocupe! A seguir tem um passo a passo para fazer a transição de um shampoo convencional para um shampoo saudável da melhor maneira possível, com dicas de Alex Domingos, Especialista em fórmulas de produtos naturais da JustForYou.

Desvendando a embalagem
Como tudo que é novo começa com uma boa pesquisa, essa transição não poderia ser diferente. Se familiarize com termos como sulfatos, parabenos e petrolatos e tudo o que eles causam aos fios. "Esses insumos prejudicam bastante a saúde do cabelo, já que promovem uma limpeza agressiva. Ao tomar consciência disso, a pessoa fica mais atenta à importância de escolher marcas conscientes, que não fazem uso dessas substâncias em suas fórmulas", comenta Alex. No caso da JustForYou, além de ser saudável, o shampoo ainda é personalizado, ou seja, feito especialmente para atender os objetivos de cada cliente levando em consideração seu cuidado com os fios, hábitos, rotina e até o nível de estresse.

Espuma do Bem
Uma vez escolhido o produto o próximo passo é começar a usá-lo, certo? Pois bem, não pense que a experiência será a mesma. "Exatamente por serem livres de insumos pesados, os shampoos saudáveis não fazem aquela espuma abundante. O ideal é não se desesperar e usar uma quantidade maior de produto achando que é a maneira de limpar melhor os fios", explica o especialista que desenvolveu a chamada Espuma do Bem para as fórmula de shampoo da JustForYou. "A ideia surgiu para amenizar essa sensação de falta de limpeza que no Brasil é muito associada à espuma".

Condicionador sim!
Parece óbvio, mas muita gente acha que o processo de transição dispensa o uso de condicionador, que seria o responsável por piorar a oleosidade. Na verdade, o condicionador não é o vilão dessa equação, ele ajuda a equilibrar o pH dos fios, alinha as cutículas e devolve a emoliência ao cabelo. "A máxima do menos é mais continua valendo, e é para aplicar o produto somente nas pontas. Caso contrário a sensação será de um cabelo pesado", finaliza Alex que ressalta ainda que em alguns casos, como os condicionadores da JustForYou, a aplicação do produto por 15 minutos no banho resulta em uma ótima máscara de hidratação também.