Reposição hormonal pode proteger o útero contra o câncer do endométrio

Segundo especialista, 80% das mulheres apresentam o tumor do tipo endometrióide, cujo o principal fator de risco é a obesidade

Por Redação
14/01/2021 às 09h34
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com origem na camada interna do útero, o câncer do endométrio se inicia no local onde o embrião se desenvolve durante a gravidez. De acordo com o ginecologista da Clínica Elsimar Coutinho, Dr. Alessandro Scapinelli, há uma redução de 40% no risco do câncer endometrial nas mulheres que são usuárias assíduas de pílulas contraceptivas. 

"Mas, independente da via de administração hormonal, o importante é que o endométrio permaneça constantemente fino, prevalecendo o efeito local do derivado da progesterona", declara o especialista.

Conforme o especialista, esse resultado pode ser alcançado através de diversas vias de reposição do hormônio: implantes, adesivos, anel vaginal e DIU hormonal. Segundo o, ginecologista, essa proteção pode persistir por décadas após a interrupção desses métodos. O primeiro alerta para este tipo de câncer são os sangramentos uterinos anormais, principalmente se houver fatores de risco presentes, tais como: obesidade, diabetes, aumento de triglicérides e circunferência abdominal, hipertensão arterial, uso do tamoxifeno (por mais de 5 anos) e qualquer situação onde exista no organismo um excesso do estradiol em detrimento à progesterona, especialmente nas mulheres que estejam fazendo tratamento hormonal. Entretanto,  estas irregularidades menstruais são os primeiros sinais de climatério segundo Scapinelli, sobretudo, na transição menopausal.

"Também quando prescrevemos uma reposição hormonal contínua e que visa a proteger o endométrio, é previsto que nos primeiros seis meses, 60% das mulheres apresentem escapes menstruais", afirma.

Ainda conforme o médico, no primeiro ano os sangramentos uterinos anormais podem acontecer e serem normais, sendo justificados por uma instabilidade do endométrio frente à ação hormonal contínua. "É importante ter calma e serenidade. Particularmente, quando estamos prescrevendo a reposição hormonal o endométrio deve permanecer fino (até 4mm) e homogêneo à ultrassonografia", explica. O Dr. Alessandro ainda faz um alerta: se durante as consultas de rotina houver sangramento uterino anormal não justificado, espessamento do endométrio pela ultrassonografia e presença de AGUS no Papanicolaou, é imprescindível que haja  uma avaliação na cavidade uterina.

O diagnóstico da enfermidade oncológica pode ser feito através do exame de histeroscopia, que analisa o interior do órgão, e, se necessário, será realizada uma biópsia. Ao ser detectado, o tratamento cirúrgico consiste inicialmente na retirada do útero (incluindo colo uterino), tubas uterinas e ovários. Contudo, para as mulheres que apresentam o tumor, mas ainda desejam engravidar, há uma alternativa conservadora à histerectomia: a prescrição de progestágenos isolados ou a inserção do dispositivo intra-uterino liberador de levonorgestrel. "Esta opção deve ser contraindicada para pacientes com tumor de alto grau e/ou invasão miometrial", relata o ginecologista. "No tocante ao câncer de endométrio, assim como outros tumores, é fundamental que a mulher adote bons hábitos de vida e tenha consulta regular com seu ginecologista", aconselha o especialista.