Responsável pelo sequenciamento do genoma do novo coronavírus, Jaqueline Góes recebe comenda Maria Quitéria

Homenagem da cientista baiana foi idealizada pela vereadora Marta Rodrigues

Por Yuri Abreu
12/01/2021 às 13h29
  • Compartilhe
Foto: Reginaldo Ipê/CMS
Foto: Reginaldo Ipê/CMS

A doutora em biomedicina e cientista baiana, Jaqueline Rodrigues, responsável pelo sequenciamento genético do novo coronavírus, recebeu, nesta terça-feira (12), a comenda Maria Quitéria, durante uma sessão solene no Plenário da Câmara Municipal de Salvador (CMS), realizada de forma semipresencial.

Jaqueline coordenou o trabalho inédito, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Oxford, fundamental para os trabalhos que resultaram nas diversas vacinas contra a Covid-19.

A descoberta foi considerada tão importante para a ciência brasileira que na Itália, por exemplo, que foi o foco de expansão da doença na Europa, esse sequenciamento ainda não havia sido obtido até o início do mês de março.

"Espero estar à altura dessa homenagem e poder continuar inspirando meninos e meninas a vencerem pelo estudo. Foi realmente a educação que me trouxe até aqui. Eu fui uma estudante que agarrou todas as oportunidades que apareceram. O exemplo que deixo aqui é da educação e da oportunidade", destacou a agora comendadora Jaqueline Góes de Jesus. 

"Esse é o resultado de um grande trabalho feito ao longo de anos e que pôde ser divulgado em 48 horas", salientou a cientista, que recebeu a premiação acompanhada dos pais, do irmão e do companheiro. 

A homenagem a Jaqueline foi proposta pela vereadora, Marta Rodrigues (PT). "Se estamos hoje aqui, aguardando ansiosos pela vacina para retomar nosso processo no dia a dia e continuar na luta por uma sociedade melhor, temos muito a agradecer à doutora Jaqueline", disse a edil.

"Em meio à crise em que vivemos no Brasil, com tantas perdas para todos nós, com mais de 200 mil mortos no país, um índice de desemprego altíssimo e as desigualdades sociais ainda mais latentes, conceder a Comenda Maria Quitéria para doutora Jaqueline é uma honra na verdade para esta Casa", salientou a petista, auxiliada pelo também vereador Luiz Carlos Suíca (PT) na condução dos trabalhos.

Formada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Jaqueline é doutora em Patologia Humana e Experimental pela também pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em associação com a Fiocruz. 

Além disso, é mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pela Fundação Oswaldo Cruz e atualmente, é pós-doutoranda no Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e professora-adjunta de Bioquímica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP).