Festival virtual: 9ª edição do Cinecipó começa nesta segunda-feira

Mais de 60 produções serão exibidas gratuitamente até 28 de dezembro; mostra traz filmes com temáticas indígenas, negras e LGBTQIA+ e programação infantil

Por Redação
30/11/2020 às 10h54
  • Compartilhe
Foto:  Alforria Social Beat/Reprodução
Foto:  Alforria Social Beat/Reprodução

Começa nesta segunda-feira (30), a 9ª edição do "Cinecipó, festival do filme insurgente". Mais de 60 produções serão exibidas gratuitamente e poderão ser assistidas no site oficial do evento. A abertura será com o longa colombiano "Nossa Voz de Terra - Memória e Futuro", de Marta Rodriguez e Jorge Silva.  

No ar entre os dias 30 de novembro e 28 de dezembro, o evento visa explorar projetos que vão além das fronteiras ao selecionar, entre 500 inscritos, filmes que mergulham nas várias culturas que existem dentro do Brasil, com produções audiovisuais nacionais realizadas por indígenas, negros, LGBTQIA+ e brancos dissidentes aliados nas lutas. Ao longo das semanas, também fica disponível programação focada no público infantil.

"Acredito que essa edição do Cinecipó vai acabar se tornando uma boa oportunidade para que as pessoas vejam ou revejam grandes filmes que já deram as caras durante o ano. Contudo, talvez o diferencial seja exatamente essa proposta de organização dos programas, considerando algumas recorrências e diferenças que observamos nesse conjunto de filmes", reflete o curador Gabriel Araújo. 

"Acho que também existe um importante gesto de reunir filmes produzidos por corpos diversos - pessoas negras, indígenas, cis e trans -, localizados em diferentes partes do país", diz.