Medidas de apoio e proteção à vida serão retomadas em bairros de Salvador

Prefeito ACM Neto (Democratas), porém, afirmou que ações não contemplarão fechamento e restrição de horários do comércio

Por Yuri Abreu
27/11/2020 às 11h35
  • Compartilhe
Foto: Bruno Concha/SecomPMS
Foto: Bruno Concha/SecomPMS

A partir da próxima segunda-feira (30), a Prefeitura de Salvador voltará a adotar as medidas de apoio e proteção à vida para evitar o crescimento e a disseminação de casos do novo coronavírus na cidade. Essa retomada será feita inicialmente em dois bairros - que ainda serão anunciados - porém estendida para pelo menos quatro ao longo da próxima semana.

A declaração foi feita pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (Democratas), durante coletiva à imprensa, na manhã desta sexta-feira. Na ocasião, ele garantiu que não haverá fechamento e/ou restrição no horário de funcionamento do comércio da regiões abrangidas pelas medidas.

"Vamos retomar as ações de apoio e proteção à vida nos bairros, mas não haverá restrição de atividade econômica. Faremos testagem nos bairros com as equipes volantes, distribuição de máscaras e higienização das ruas. A ideia é começar com dois bairros, depois passar para quatro. O anúncio será feito até domingo e a partir de segunda começam os trabalhos", afirmou.

Outras medidas

Além desta, o gestor municipal comunicou outras medidas que a Prefeitura vai tomar em virtude da pandemia de covid-19 na capital baiana.

Uma delas é o plano de remobilização dos leitos de covid-19 na cidade. Além dos 30 já abertos recentemente, ACM Neto afirmou que vai encaminhar um Projeto de Lei (PL), à Câmara Municipal de Salvador (CMS), pedindo autorização dos vereadores para trabalhar com parâmetro de 60% ocupação dos leitos. "Passando disso, a Prefeitura poderia abrir novos leitos e mantê-los em reserva", disse o prefeito.

A administração também já está elaborando um do plano de imunização preparo logistico para a aplicação da vacina, mesmo sem ter certeza do imunizante e de quando ele estará a disposição de toda a população. Haverá também ações junto a asilos, pessoas que não podem sair de casa, devido a doenças graves, divulgação de um aplicativo para tirar dúvidas sobre a doença, entre outras.

"Na próxima semana, vamos detalhar determinação da testagem dos professores da ativa e dos alunos acima de 15 anos da rede municipal, além divulgação de medidas de prevenção das aulas on-line", salientou ACM Neto.

Auxílios

O chefe do Executivo soteropolitano comunicou também, durante a coletiva, o pagamento de R$ 270 do programa Salvador Por Todos, no próximo mês de dezembro, além da distribuição de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade e diversos segmentos de trabalhadores.

Aos que trabalham no setor de transporte escolar, o prefeito afirmou que vai encaminhar, na próxima segunda-feira (29), um Projeto de Lei à CMS no qual concede um pagamento de R$ 2.700, em parcela única, voltado para esses permissionários, que foram prejudicados com a suspensão das aulas nesta pandemia.