Bahia lidera taxa de desempregados no Brasil, aponta IBGE

Instituto aponta que no período de um ano, o país perdeu 11,3 milhões de postos de trabalho

Por Flávio Gomes
27/11/2020 às 09h42
  • Compartilhe
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (27), dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua) que apontam a taxa recorde de 14,6% do desemprego no Brasil, no trimestre encerrado em setembro.

"Essa é a maior taxa registrada na série histórica do IBGE, iniciada em 2012, e corresponde a 14,1 milhões de pessoas. Ou seja, mais 1,3 milhão de desempregados entraram na fila em busca de um trabalho no país", informou o IBGE.

Segundo a pesquisa, na comparação com o trimestre anterior, a taxa de desemprego subiu em dez estados e ficou estável nos demais. As maiores taxas foram na Bahia (20,7%), em Sergipe (20,3%) e em Alagoas (20,0%). Já a menor foi registrada em Santa Catarina (6,6%).

Apesar da reação da economia no 3º trimestre, com recuperação de parte significativa das perdas, analistas avaliam que a taxa de desemprego deve continuar em trajetória de alta considerando o fim dos programas de auxílio e as incertezas sobre a evolução da pandemia e sobre o andamento de medidas de ajuste fiscal para garantir a sustentabilidade das contas públicas.