Bioestimuladores de colágeno são usados entre as celebridades por um 'bumbum durinho'

Segundo especialista, tratamentos com Hidroxiapatita de Cálcio ou Ácido poli-L-lático melhoram a estética do glúteo

Por Flávio Gomes
28/11/2020 às 11h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Tendência entre as celebridades, a busca pelo "bumbum perfeito" já é possível graças aos bioestimuladores de colágeno, sem a necessidade de cirurgia. O tratamento estético não invasivo já ganhou a adesão da apresentadora Sabrina Sato, da modelo Lívia Andrade e do ex-BBB 20 e digital influencer Rafa Kalimman.

Essencial para a elasticidade e resistência da pele, estima-se que o colágeno represente 25% da proteína corporal. Entretanto, cerca de 1% a 2% dele é perdido a partir dos 30 anos.

Segundo o especialista em Biomedicina Estética e revisor da Revista Brasileira de Estética, Vinicius Said, o processo de envelhecimento do corpo gera alterações faciais e corporais, sobretudo na região do glúteo.

"Perda de volume, diminuição do tônus muscular, aparecimento de celulite, estrias, flacidez e perda de projeção são algumas das alterações notórias que acabam comprometendo a estética da região do glúteo, em virtude não apenas do processo natural (cronológico), mas também por maus hábitos alimentares, sedentarismo, alterações hormonais e alterações do peso corporal. Como consequência, há uma diminuição da estima e comprometimento psicológico", afirma.

De acordo com o biomédico, o tratamento estético com bioestimuladores de colágeno deve ser antecedido por uma avaliação criteriosa, analisando as gorduras indesejadas de regiões próximas. Vinicius Said explica que os bioestimuladores, intitulados Hidroxiapatita de Cálcio e o Ácido poli-L-lático, também conhecido como Sculptra, ganharam força nos últimos anos.

"Quando se pensava em procedimentos de bioplastia de glúteo, logo vinha em mente procedimentos de exclusividade médica: as famosas cirurgias plásticas com o uso de enxerto de tecido, próteses de silicone e também a opção mais polêmica, o uso de injeções de Polimetilmetacrilato (PMMA). Porém esta última opção não é recomendada nem pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica nem pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. A solução veio, portanto, através dos bioestimuladores de colágeno, tratamento revolucionário na estética pessoal", explica.

Diferentes da PMMA, Vinicius explica que os bioestimuladores são produtos seguros, semipermanentes, com características biocompatíveis e biodegradáveis, com durabilidade estimada em até dois anos. O procedimento, realizado por biomédicos estetas, tem tido alta procura na clínica de Vinicius Said (Pituba, Empresarial TK Tower, térreo, 1856).

"O produto passa por um processo de diluição e, posteriormente, é implantado na pele através de uma micro cânula, com uso de anestésico local. Após a implantação do produto, é induzido um processo inflamatório onde o bioestimulador faz com que as células do sistema imunológico participem do processo de defesa. Como consequência, os fibroblastos e células que darão origem às fibras colágenas são atraídas, resultando, portanto, numa sustentação da pele, dando firmeza, tônus, melhorando a flacidez e aspecto celulítico. Visivelmente, o bumbum fica com um aspecto volumoso, liso e 'empinadinho'", conclui.

Com média de três consultas, as aplicações são feitas com intervalos entre 30 a 45 dias.