Mais de três mil prefeitos eleitos deverão ter 80% dos recursos para realizar políticas públicas dependentes da União e dos estados

O levantamento mostra que em 3,4 mil cidades pelo menos 80% dos recursos utilizados são provenientes de repasses feitos pelo governo ou pelos estados

Por Francisco Artur
17/10/2020 às 20h02
  • Compartilhe
Foto: Secom/PMS
Foto: Secom/PMS

De acordo com os dados das contas municipais apresentadas ao Tesouro Nacional em 2019, os candidatos a prefeito concorrem para assumir o comando de prefeituras  que, na maioria das vezes, terão poucos recursos próprios para pagar despesas ou promover políticas públicas.

O levantamento, feito pelo portal G1, mostra que, em 3,4 mil cidades, pelo menos 80% dos recursos utilizados são provenientes de repasses feitos pelo governo federal ou pelos estados. Nesse grupo, há 2 mil prefeituras em que a dependência das transferências para fechar as contas chega a mais de 90%.

Ainda de acordo com o levantamento, os dados demonstram as dificuldades que os municípios enfrentam para dinamizar a economia local, atraindo investimentos e ampliando a sua base de arrecadação própria.

A situação é mais crítica no Nordeste (1.412) e no Sudeste (957), que apresentam a maior quantidade de cidades com alta dependência. Nesses municípios, a cada R$ 10 da receita da prefeitura, R$ 9 são oriundos de repasses dos estados ou governo federal.

A comparação entre as regiões, considerando os dados proporcionais, no entanto, indica que os estados do Norte (67%) e do Nordeste (63%) apresentam mais cidades dependentes de recursos de transferências.