Leo Prates faz balanço de gestão à frente da SMS: "uma verdadeira revolução na oferta de consultas e exames"

O Secretário Municipal de Saúde publicou um artigo neste sábado, no jornal A Tarde, em que fala sobre implantação de multicentros e convênios com iniciativa privada  

Por Redação
17/10/2020 às 18h32
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Há quase dois anos à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), Leo Prates (PDT), fez um balanço de sua gestão. Em um texto intitulado "Um desafio ousado: zerar a fila de procedimentos SUS em Salvador", que foi publicado no jornal A Tarde deste sábado (17), o secretário diz que sua gestão vem fazendo "uma verdadeira revolução na oferta de consultas e exames".

"Os números falam por si só. Em 2013, o município ofertava pouco mais de 24 milhões de procedimentos de média complexidade para os beneficiários SUS. Já no ano passado, a oferta desses serviços ultrapassou a marca de 35,7 milhões de procedimentos, um incremento de 46% da produção", publicou.

Como concretização dos números, Leo Prates ressaltou a implantação de multicentros na cidade. "Esse avanço se deu graças ao empenho da atual gestão fortalecimento da rede própria através da implantação de quatro Multicentros e do primeiro Hospital Municipal de Salvador, bem como da reorganização da oferta da rede complementar via realização de Chamamentos Públicos para contratualização de novos prestadores".

O titular da SMS também falou que o município foi beneficiado ao fazer parcerias com as iniciativas privada e filantrópicas. "O incremento financeiro nos contratos/convênios formalizados entre a Secretaria Municipal da Saúde e as instituições filantrópicas passou por significativa expansão. A ampliação do investimento financeiro feito pela SMS nas unidades de saúde, notadamente hospitais filantrópicos, ao longo do período de 2013 a 2020, apresentou um crescimento de 38,3% de orçamento, bem como a ampliação de 56,2% no número de serviços contratualizados", detalhou.