Nutricionistas do Hospital Roberto Santos protestam contra demissão de servidora

Os profissionais externaram com indignação e descontentamento o desligamento da coordenadora, Sílvia Pimentel, que também fiscalizava o contrato do serviço de alimentação da empresa Sabore

Por Flávio Gomes
28/09/2020 às 10h25
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nutricionistas do Hospital Geral Roberto Santos - HGRS fizeram, na manhã desta segunda-feira (28), um protesto contra a empresa Sabore, que presta serviço para o governo do Estado da Bahia.

Com a pauta "Alimentação digna é direito trabalhista e humano", os profissionais externaram com indignação e descontentamento o desligamento da coordenadora, Sílvia Pimentel, que também fiscalizava o contrato do serviço de alimentação.

Segundo os manifestantes,  a demissão ocorreu mediante notificações e relatórios enviados para a empresa Sabore, direção do HGRS, Secretaria de Saúde da Bahia - SESAB e Conselho dos Nutricionistas - CRN-5, relacionados ao serviço prestado.

Os nutricionistas ainda afirmam que registros foram feitos ao longo dos últimos quatro anos, período de atividade da empresa no hospital, inclusive o levantamento de um abaixo-assinado de todas as categorias profissionais, elaborado em janeiro deste ano, em decorrência da má prestação de serviço da Sabore.

No último dia 21 de setembro, uma denúncia feita por uma acompanhante, registrou a imagem de baratas na refeição.

Em carta aberta, assinada pelos profissionais de nutrição no último dia 22, dietas prescritas estão sendo descumpridas por falta de alimentos/itens básicos (arroz, leite, café, frutas, legumes, proteínas, talheres, quentinhas, dentre outros), os quais, muitas vezes estão sendo adquiridos no mesmo dia para preparo e distribuição, gerando atrasos e oferta de uma alimentação de péssima qualidade, preparada às pressas, mal cozidos, sem sabor, com insetos e corpos estranhos, que culmina em baixa aceitação dos pacientes e servidores.

Confira a nota na íntegra:

CARTA ABERTA

Salvador, 22 de setembro de 2020

Nós, Nutricionistas Clínicos do Hospital Geral Roberto Santos - HGRS, vimos, através deste, externar a nossa indignação e deixar registrado que NÃO PACTUAMOS com a má prestação de serviço de alimentação, destinada a funcionários e pacientes desta unidade, fornecida pela empresa TERCEIRIZADA SABORE, contratada sub judice, há 4 anos.

Problemas vêm ocorrendo desde que esta assumiu o serviço, tendo se agravado consideravelmente no último ano. Chegamos num momento crítico, no qual os pacientes dificilmente recebem suas refeições de forma segura, necessária e adequada ao seu tratamento, contrariando o planejado pela equipe de nutricionistas de assistência, o que implica no comprometimento do seu quadro clínico e, consequente, aumento do tempo de internamento hospitalar.

Dietas prescritas estão sendo descumpridas por falta de alimentos/itens básicos (arroz, leite, café, frutas, legumes, proteínas, talheres, quentinhas, dentre outros), os quais, muitas vezes estão sendo adquiridos no mesmo dia para preparo e distribuição, gerando atrasos e oferta de uma alimentação de péssima qualidade, preparada às pressas, mal cozidos, sem sabor, com insetos e corpos estranhos, que culmina em baixa aceitação dos pacientes e servidores. Também ocorre ausência de suplementos nutricionais e dietas enterais (oferecidas via sonda), que culminam em substituições incompatíveis com a proposta terapêutica.

Vale ressaltar, também, que o quadro de funcionários é insuficiente para atender adequadamente a unidade hospitalar, visto que ocorrem inúmeros atrasos e erros na execução da prescrição nutricional, fato este agravado ainda pelas paralisações decorrentes dos atrasos no pagamento dos salários.

É comum observarmos seus colaboradores (funcionários da citada empresa) ansiosos, estressados, queixosos, insatisfeitos, chorosos e nos pedindo ajuda, e por estes motivos, vêm solicitando desligamento da SABORE.

Reiteramos que tais problemas existem desde o início das suas atividades nesta unidade, que constantemente fazemos as notificações e solicitações de correções destes problemas sem retorno satisfatório.

Atenciosamente,

Nutricionistas do HOSPITAL GERAL ROBERTO SANTOS.