Mercado imobiliário registra alta na demanda por imóveis em Salvador

Juros e preço dos produtos atraem consumidor para investir em um novo imóvel

Por Redação
20/09/2020 às 13h31
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Ademi
Foto: Divulgação/Ademi

Entidades ligadas ao mercado imobiliário apontam para um aumento na demanda pela compra de imóveis. De acordo com o levantamento Datastore Series de agosto, a intenção de compra de um imóvel entre os brasileiros para os próximos 12 meses alcançou o índice de 51% - a melhor marca desde o início da contagem, em 2007. 

Já o estudo Indicadores Imobiliários Nacionais, desenvolvido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a empresa de consultoria Brain, aponta que 40% dos consumidores pretendem investir em um imóvel nos próximos dois anos.

De acordo com reportagem do jornal A Tarde, o presidente da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário na Bahia (Ademi), Cláudio Cunha, disse que aumento na procura por um apartamento novo teve início mais ou menos no final do mês de junho, e, em julho, o número de unidades comercializadas já foi 7% maior que no mesmo período do ano anterior.

Segundo Cunha, tamanha disposição se dá pelas taxas de juros mais atraentes, preços dos produtos pouco reajustados em quase cinco anos, crédito ampliado, inflação sob controle, Selic em queda (rentabilidade de aplicações financeiras idem) e a pandemia.

"Entre 2014 e 2019, período em que também atravessamos uma crise, poucas unidades foram lançadas, então havia uma demanda muito reprimida. Nesse cenário, os imóveis tiveram uma correção de valor muito inferior do que teriam em um outro contexto. Por último, a queda da Selic derrubou a rentabilidade dos produtos de renda fixa, obrigando o investidor a diversificar as aplicações, seja na renda variável (Bolsa de Valores) ou em imóvel", afirmou.

Para o diretor da Santa Emília Empreendimentos, Leonardo Segura, o momento é favorável tanto para quem quer adquirir um imóvel como forma de investir, como para morar. "A pandemia e a Selic em queda causaram um aumento na venda de imóveis. Para quem quer morar, os juros baixos proporcionam contratos de financiamento muito mais baratos. Para quem quer investir, não existe opção mais segura e rentável do que um bom imóvel", conta Segura.