Funcionários denunciam atraso no pagamento da equipe do hospital de campanha do Wet'n Wild

SMS afirma que a Prefeitura irá notificar a entidade para que cumpra com as obrigações.

Por Jones Araújo
16/09/2020 às 16h10
  • Compartilhe
Foto: reprodução/ Twitter ACM Neto
Foto: reprodução/ Twitter ACM Neto

Como se não bastasse a rotina desgastante dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, alguns também enfrentam a falta de pagamento nos hospitais de campanha. É o que denunciam os funcionários da empresa terceirizada Associação Saúde em Movimento (ASM), contratada através de licitação pela Prefeitura de Salvador para gerir o hospital de campanha do Wet'n Wild, inaugurado em maio deste ano.

De acordo com um denunciante, os salários de agosto ainda não foram pagos e isso tem feito com que técnicos de enfermagem passem por dificuldades. "Todo dia dizem que vai pagar amanhã.  Os técnicos em enfermagem não aguentam  mais, a classe que tem menos condições não está tendo dinheiro nem para o transporte e não tem previsão do repasse", reclama.

O membro da equipe ressalta que os salários deveriam ter sido pagos no quinto dia útil desse mês. "O salário sempre era depositado no quinto dia útil. A gente começou a perguntar, a dona [da empresa] toda hora manda um áudio para equipe de enfermagem tentando justificar, diz que não está tendo repasse e que é preciso ver com o banco, para ter paciência", afirmou o profissional em contato com a equipe do Portal M!.

Além disso, o funcionário que não quis se identificar informa que há enfermeiras que trabalham na ASM e estão internadas em estado grave na UTI devido a Covid-19, que ainda não receberam pagamento. Outra denúncia apontada é que a empresa não está distribuindo máscara N 95.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, os contratos que são firmados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no modelo de gestão, paga uma parcela antecipada. Ele também afirma que a prefeitura irá notificar a entidade para que cumpra com as obrigações.

"Então não é verdade que a secretária está em atraso, ela paga antecipadamente a partir do modelo de contrato de gestão. Toda prestação de contas aprovadas, porque nós seguimos rigorosos critérios do CGU e TCU, estão pagas. A Secretaria a partir da gestão de ACM Neto tem recurso em caixa e nós não seremos irresponsáveis de não seguir as determinações de CGU e TCU. Nós estamos notificando a entidade para que cumpra as suas obrigações assim como a SMS cumpre com suas obrigações", esclarece o secretário.

Resposta

A reportagem entrou em contato com a empresa que até o fechamento da matéria não respondeu, Seguiremos cobrando.